As inscrições do Prouni vão ser abertas e para você não perder nenhuma data importante do processo de inscrição, fizemos um calendário bem detalhado.
O que é o Prouni?
O Prouni é um um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que entrou em vigor em 2004 e tem com o objetivo fornecer exatamente o que seu nome promove: Universidade para Todos (Prouni).
Este Programa é a ajuda para quem está em busca do ensino privado, pois ele oferta bolsas de desconto de 50% até integrais sobre o valor das mensalidades para estudantes de baixa renda.
Mas qual a relevância do Prouni?
Bem, muitas das vezes a opção de estudar em uma instituição privada é a escolha número um para alguns alunos. Isso porque, a estrutura encontrada lá e as variadas opções de cursos podem ser um diferencial.
Se você é um destes alunos, é melhor preparar o bolso. Uma pesquisa do Ranking Universitário Folha 2019 (RUF) revelou que o valor mensal de uma universidade privada de Medicina no estado de São Paulo pode chegar a custar entre R$ 6 mil e R$ 12 mil.
Sendo assim, nem todos os estudantes conseguem ingressar de forma regular nas aulas com esse gasto alto. Portanto, a importância do Programa é trazer a oportunidade de descontos para alimentar o sonho de quem quer se formar em uma faculdade particular.
Será que eu posso participar do Prouni?
Para conseguir uma bolsa do Prouni, você deve estar dentro das condições estabelecidas. Verifique a lista abaixo:
Enem: candidatos que participaram da última edição do Enem;
Ensino médio completo: estudantes que tenham completado o ensino médio na rede pública ou rede particular (com bolsa integral);
Renda bruta: candidatos que tenham renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou que possuam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos para bolsa parcial;
Nota mínima no Enem: pessoas que obtiveram pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e que não zeraram na redação;
Ensino superior: futuro aluno que não possua nenhuma formação superior prévia, e que irá ingressar na primeira graduação;
Pessoas com deficiência: candidatos com deficiência também podem tentar uma bolsa, mas é necessário apresentar comprovação no ato da matrícula, juntamente com um comprovante de que atende ao critério socioeconômico do programa.
Professores da rede pública de ensino: estes profissionais podem obter a bolsa do Prouni para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia;
Nesse caso não existe requisito de renda familiar, apenas que o professor faça parte do quadro permanente da instituição e tenha obtido a nota mínima no Enem.
Lembrando que os dados devem ser comprovados junto à instituição de ensino onde pretende estudar.
Qual será o cronograma do Prouni para 2020?
Se você fez parte da turma que prestou o Enem 2019, fique atento ao cronograma do Prouni para este ano de 2020:
Publicação do Edital dia: 23/12/2019 – clique aqui e veja o edital completo
Inscrições do Prouni 2020 dia: 28/01/2020 a 31/01/2020
Resultado da primeira chamada do Prouni 2020: 04/02/2020
Resultado da segunda chamada Prouni 2020: 18/02/2020
Comprovação de informações Prouni 2020 para a instituição:
Primeira chamada: 04/02/2020 a 11/02/2020
Segunda chamada: 18/02/2020 a 28/02/2020
Inscrição na lista de Espera Prouni 2020: 06/03/2020 a 09/03/2020
Comprovação de informações da lista de espera do Prouni 2020: 13/03/2020 a 16/03/2020
*Este calendário pode sofrer alterações por conta da divergência das notas do ENEM 2019.
Como faço para me inscrever no Prouni 2020?
Depois de anotar em sua agenda as datas, siga o passo a passo para realizar a inscrição no processo seletivo:
1° Tenha em mãos o número de inscrição no Enem do ano anterior (para o processo seletivo de 2020, as informações são do Enem 2019) e a senha mais recente usada no Enem. Caso você não se lembre do número de inscrição ou da senha, é possível recuperar essas informações na página do Enem.
2° Pesquise as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo.
3° Escolha, de acordo com a sua preferência, até duas opções de instituição, curso e turno considerando as bolsas disponíveis.
Percebi que não posso ter bolsa do Prouni. O que posso fazer?
Se desta vez você está fazendo parte da turma que não conseguiu obter uma bolsa pelo Prouni, não fique triste! Nós aqui da CathoEdu estamos afim de te ajudar a encontrar uma faculdade que tenha bolsas para você realizar a tão desejada formatura.
Que tal então conhecer algumas dessas faculdades que aceitam a nota do Enem e também oferecem descontos?
- Unip – Universidade Paulista
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
Desejamos boa sorte!
Deixe uma resposta