A redação do Enem é sempre um dos momentos mais temidos pelos estudantes. Afinal, a pontuação tem um grande peso na nota final, e o tema é descoberto apenas no momento da prova, o que gera muita expectativa.
Porém, toda essa ansiedade pode ser reduzida se você estiver bem preparado. Então, siga com a leitura porque vamos dar dicas essenciais sobre como fazer uma boa redação no Enem.
-
Mantenha-se atualizado
Como o tema da redação não é revelado com antecedência, é extremamente necessário que você tenha conhecimentos variados sobre assuntos atuais. Apenas assim, conseguirá desenvolver um texto coerente, sem cair no senso comum ou escrever informações erradas.
Por isso, vale a pena assistir a noticiários na televisão, ler revistas e jornais impressos, acessar portais de notícias pela internet, etc. Tudo isso irá ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.
-
Programe o tempo da redação
A prova de redação ocorre no mesmo dia em que são realizados os exames de linguagens e ciências humanas. Portanto, é preciso organizar seu tempo para concluir tudo dentro do prazo de cinco horas e 30 minutos.
O ideal é separar cerca de 1h30 ou 2h para escrever o texto, o que inclui fazer o rascunho e depois passar para a folha de respostas oficial. Você pode iniciar a prova pela redação ou fazê-la após finalizar as questões objetivas. Isso vai depender de sua dinâmica pessoal.
-
Revise o texto
Nunca escreva um texto e passe-o para a prova sem antes reler o material. A parte da revisão é extremamente importante para corrigir alguma palavra que foi escrita de forma incorreta, ajustar uma ideia que tenha ficado confusa ou mesmo cortar uma informação desconexa ou desnecessária.
Quem pula a parte da revisão pode perder pontos valiosos simplesmente por falta de atenção. E, claro, você não quer que isso ocorra, certo?
-
Organize os parágrafos de forma coerente
Uma das habilidades avaliadas na redação do Enem é a capacidade do candidato em conectar ideias e expor um argumento de maneira coerente. Ou seja, você precisa construir o texto de forma sequencial, explicando um assunto depois do outro.
Dê atenção também à pontuação. Observe em que momento vale a pena usar um ponto final ou uma vírgula, por exemplo. Perceba, ainda, quando finalizar um parágrafo e iniciar outro, de modo que seu texto não fique sem as devidas divisões de introdução, desenvolvimento e conclusão.
-
Nunca copie as informações dos textos de apoio
O Enem sempre traz textos, gráficos ou imagens para ajudar o candidato a entender o tema da redação. Esse conteúdo serve como apoio ou base para você escrever suas ideias, porém não use trechos do material dentro da redação, a menos que isso apareça como citação. Caso contrário, a ação poderá ser considerada plágio, o que fará você perder muito pontos.
-
Apresente uma solução para o problema levantado pelo tema da redação
Os temas da redação do Enem, geralmente, abordam problemas cotidianos. A ideia é verificar quanto os candidatos conhecem sobre o assunto em questão. Ao mesmo tempo, é observar o senso crítico que possuem, bem como a capacidade de propor alternativas para melhorar a sociedade.
Desse modo, é imprescindível que você sugira uma solução, ao final de seu texto, sobre como resolver os problemas que foram apresentados ao longo da dissertação. Na verdade, essa etapa é uma das competências principais avaliadas na prova.
E então, preparado para arrasar na redação do Enem? Siga as dicas que apresentamos e verá como seu rendimento no exame irá melhorar bastante.
Ah, e que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais? Assim, você pode ajudá-los a também se saírem bem no exame. Até mais!
Ótimo artigo estou começando agora e vir o seu artigo muito espero poder escrever mais artigos como este no futuro obrigado por compartilhar essas dicas.