Você com certeza sabe de algum amigo, vizinho ou até mesmo familiar que por algum motivo não concluiu o ensino fundamental ou médio. Entretanto, esse mesmo amigo, vizinho ou familiar anos depois resolveu voltar a estudar, pois percebeu o quão importante é ter uma qualificação. Para isso, buscou o EJA, programa de Educação de Jovens e Adultos para concluir o ensino fundamental ou médio.
No post de hoje vamos saber mais sobre o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que o estudante é submetido ao final desta etapa.
Surgimento do Encceja
Criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem como objetivo principal avaliar competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade normal.
A aplicação das provas fica a cargo do INEP, porém a certificação e declaração de proficiência fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Público-alvo
O Encceja tem como público-alvo o jovem ou o adulto, independente dele residir no Brasil ou no exterior, que por algum motivo não conseguiu concluir sua formação no ensino fundamental ou médio.
Além disso, ele deve estar apto perante a legislação para a realização do exame, conforme consta no art. 38, §§1º e 2º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996:
- ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental;
- ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio.
Quero fazer o exame e agora?
Se você atende os requisitos citados anteriormente e possui CPF, você deve apenas verificar o cronograma e o edital de cada exame bem como as especificidades deles:
- Encceja Nacional para residentes no Brasil;
- Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
- Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior;
- Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
E a prova, como é?
Para o estudante conseguir sua certificação é preciso realizar uma prova, a qual obedece alguns parâmetros em relação ao conteúdo aplicado.
Para certificação do Ensino Fundamental, são quatro provas objetivas com 30 questões cada, abordando as seguintes áreas de conhecimento:
- Ciências Naturais
- Matemática
- História e Geografia
- Língua Portuguesa
- Língua Estrangeira Moderna
- Artes e Educação Física
- Redação
Já para a certificação do Ensino Médio, as áreas de conhecimento avaliadas são:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
O certificado é concedido a todo aquele participante que atingir pontuação mínima de 100 nas provas objetivas e 5 na redação.
É possível fazer faculdade após a certificação do Ensino Médio?
O estudante com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos está apto para prestar vestibular e ingressar nas universidades. Dessa forma é possível usufruir de todos os programas de incentivos educacionais do governo, como Sisu e Prouni.
Agora se você acabou de conseguir sua certificação e já quer começar um curso de graduação, aproveite e confira as bolsas de estudo com descontos exclusivos da Catho Educação!
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !