Só de ouvir “redação do Enem” muitos estudantes já entram em desespero! Por ser parte importante do exame, saber como escrevê-la envolve prática e muito estudo. Mas além de saber o que fazer, é super importante saber o que não fazer na redação!
Sim! Você precisa saber que existem algumas coisas que precisam ser evitadas a todo custo se não quiser ter a sua redação zerada. Então segue com a leitura e confira 5 dicas do que não fazer na redação do Enem.
-
Esqueça a primeira pessoa do singular
Na hora de escrever a sua redação, você precisa colocar no papel o seu ponto de vista e para isso deve usar argumentos de autoridade, como reportagens e dados. Isso significa que você não pode usar a primeira pessoa do singular na hora de escrever.
Em um texto dissertativo-argumentativo você deve se posicionar, mas de maneira impessoal. Então nada de colocar “eu acho” ou “eu penso”.
-
Nada de gírias ou abreviações na redação do Enem
É muito comum a gente abreviar as palavras, ainda mais quem passa boa parte do tempo nas internet, mas é bom deixar essa linguagem de lado se quiser uma boa nota na redação.
Jamais escreva “O q vc vai fazer no fds?”! Na hora de escrever o seu texto, lembre-se de usar a norma padrão da escrita, então “O que você vai fazer no fim de semana?”. Ah! E nada de gírias ou palavras vulgares!
-
Tipo de texto
O texto pedido na redação do Enem é o dissertativo-argumentativo, então nada de escrever outro gênero textual como texto narrativo ou uma carta argumentativa.
Saiba mais: Como escrever um texto dissertativo
-
A redação do Enem é em português
Você até pode usar uma palavra ou termo estrangeiro, como brainstorm, mas jamais escreva sua redação em um outro idioma que não seja o português!
-
Não se identifique
Não se identifique ao longo do texto ou escreva partes sem sentido, desconexas. E pode parecer bobagem, mas não faça desenhos na sua redação!
Ela precisa ser levada a sério, afinal a redação vale até 100 pontos e pode comprometer a sua média.
Veja mais:
O que achou das dicas? Se tiver mais alguma, compartilhe com a gente nos comentários.
E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para não perder nada!
Saiba mais:
Deixe uma resposta