Finalmente foi liberado o resultado da lista de espera do Prouni. Se você, assim como milhares de pessoas, também inscreveu-se para conseguir uma bolsa de estudos, chegou o momento de confirmar as informações cadastrais. Continue acompanhando o artigo de hoje e entenda melhor.
A lista de espera
O prazo para inscrever-se na lista de espera da primeira edição do Prouni 2019 foi aberto durante dois dias: 07 e 08 de março. Esse processo é voltado para quem não conseguiu aprovação nas duas chamadas regulares do programa.
Em geral, os candidatos que participam dessa etapa só podem concorrer ao curso que indicaram como primeira opção. Porém pode ocorrer da pessoa participar da chamada para a segunda opção. Isso é realizado em dois casos:
- não houve formação de turma para o curso da primeira opção;
- não houve bolsas disponíveis na primeira opção.
Depois de indicar interesse em inscrever-se na lista de espera é necessário comprovar as informações prestadas online. De acordo com o cronograma oficial do Prouni isso ocorre entre 12 e 13 de março.
A comprovação de informações
Entre os dias 12 e 13 de março, você precisa ir até a instituição de ensino na qual está concorrendo à bolsa e apresentar a documentação para comprovar os dados de inscrição.
Para não esquecer nada verifique no site do Prouni e da instituição o que é preciso levar. Lembre-se também de pegar o protocolo de confirmação de entrega na faculdade ou universidade. Ele é seu comprovante de ter realizado o procedimento de maneira correta.
Segundo vestibular
Algumas instituições solicitam ao candidato pré-selecionado no Prouni a realização de um vestibular interno. Sendo assim, mesmo você já tendo realizado o Enem, poderá ser necessário passar por uma nova seleção. Por isso, informe-se junto ao centro de ensino.
De acordo com o MEC, não pode ser cobrada nenhuma taxa para esse “segundo vestibular”. A avaliação e os critérios de aprovação também não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares.
Sobre o Prouni
O Programa Universidade Para Todos, Prouni, foi criado em 2004 e desde então já beneficiou milhões de estudantes. Apenas no ano passado foram distribuídas mais de 400 mil bolsas parciais e integrais.
Agora, para o primeiro semestre de 2019, o Ministério da Educação (MEC) está disponibilizando 243.888 bolsas, sendo 116.813 a nível integral e 127.075 parciais de 50% de desconto. Cada um desses benefícios estão distribuídos em 1.239 faculdades e universidades privadas de todo o Brasil.
As inscrições para o Prouni são gratuitas, e o candidato tem a opção de concorrer para dois cursos, indicando-os como primeira e segunda opção. Para participar da seleção é necessário ter realizado a edição mais recente do Enem.
Sobre a renda dos candidatos
Para participar do Prouni com bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais de 50% de desconto podem ser solicitadas por quem tem a renda entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos.
Esperamos que você esteja atento a todos os prazos da lista de espera do Prouni e não perca a chance de conseguir um bolsa de estudos. Comente aqui embaixo para qual curso de graduação deseja ser selecionado.
Saiba mais:
Deixe uma resposta