Máquinas criando produtos e linhas inteiras de produção com robôs atuando ativamente. Será que esse é o cenário de um filme de ficção científica? Nada disso. Esses processos fazem parte da automação industrial, uma realidade em pleno desenvolvimento no mundo todo. Segue com a leitura para saber mais.
A automação industrial
A automação industrial é a substituição do trabalho manual por ações realizadas com sistemas mecânicos autônomos. Esse processo traz evolução para a sociedade, gerando produtos melhores e de forma mais rápida.
Algumas vezes podemos achar que o avanço pode “tomar” o emprego das pessoas. Só que enquanto certas funções passam a ser executadas pela máquina, surgem novos cargos que precisam de qualificação humana. Ou seja, tudo é uma questão de mudança.
A origem da automação
Os processos automatizados existem há milhares de anos, e não apenas a partir da Revolução Industrial, como você poderia pensar. Na verdade, um exemplo clássico da automação é observado ainda no século I quando Heron de Alexandria desenvolveu sistemas mecânicos usando energia hidráulica.
Com o tempo, outros inventores criaram novas técnicas para agilizar os processos de produção. Entre eles podemos destacar:
- Wilhelm Schickard: no ano de 1623 desenvolveu a primeira calculadora, que é a base dos computadores atuais;
- Jacques de Vaucanson: no ano de 1745 criou o primeiro tear automático;
- Joseph Marie Jacquard: aperfeiçoou a invenção de Vaucanson e criou um tear que funciona por meio da leitura de cartões perfurados, isso em 1804.
Depois de Jacquard, a automação industrial ganhou forma e aperfeiçoou-se com a informática. Atualmente, os processos realizados pelas máquinas estão presentes em indústrias dos mais diversos tipos, assim como em setores de energia e transporte.
Benefícios do uso das máquinas
São diversos os benefícios dos processos automatizados. Além de aumentarem a produtividade das indústrias, eles:
- evitam acidentes, pois muitos dos trabalhos mais arriscados deixam de ser executados por humanos;
- simplificam sistemas. Agora, não é mais necessário ter várias pessoas especialistas em diversos assuntos, basta contratar operadores capacitados para operar os equipamentos;
- dão mais precisão às atividades ao eliminarem as falhas humanas por cansaço, desatenção, erros de interpretação etc.
É por meio da automação que a modernidade se faz cada vez mais crescente. Lembra-se do despertador que você utiliza todas as manhãs? Ele é um processo automatizado. E o funcionamento do metrô? Esse meio de transporte usa a automação em quase tudo, desde a gravação que indica o nome das estações até o abrir e fechar de portas.
Mercado de trabalho
No início do texto comentamos que novas funções são geradas com a automação industrial. Duas delas é a do técnico em automação e do técnico em mecatrônica. Essas duas profissões são extremamente necessárias para que todos os processos mecânicos saiam de acordo com o planejamento feito por engenheiros.
O técnico em automação verifica os processos industriais como um todo. Ele analisa a cadeia produtiva desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final. O salário do profissional fica em torno de R$ 2.786,46.
Já o técnico em mecatrônica vai atuar programando cada ponto dentro da automação e tem um salário médio de R$2.059,78. É como se ele tivesse uma visão mais micro, enquanto o profissional anterior tem uma perspectiva macro dentro do setor.
E então, conseguiu entender o que é a automação industrial? Esperamos que o texto tenha ajudado a esclarecer as principais dúvidas que você tinha sobre o assunto.
Tem mais alguma coisa que deseja saber? Deixe sua pergunta aqui nos comentários. Até mais!
Deixe uma resposta