Você sabe quais são as chamadas profissões do futuro? Conhecer aquilo que está em alta no mercado ou é tendência para os próximos anos é essencial para planejar sua carreira e até mesmo escolher um curso no vestibular.
Pensando nisso, vamos apresentar aqui no post sete profissões de destaque para o futuro. Continue com a leitura e conheça cada uma delas.
-
Walker/Talker
Conhece aquele rádio transmissor chamado walk talk? Pois bem, ele serve de inspiração para a profissão walker/talker. Esta é realizada de forma autônoma e o profissional atua conversando com idosos.
Em meio ao envelhecimento da população, cada vez mais pessoas ficam sozinhas e, muitas vezes, longe da família. Assim, para aplacar esse sentimento de solidão surge o walker/talker. A probabilidade é que o serviço funcione por meio de um aplicativo, como o Uber.
-
Alfaiate digital
Hoje as pessoas compram muitas coisas pela internet e têm à disposição milhares de lojas de roupa. Desse modo, a função tradicional do alfaiate foi perdendo força. Afinal, quem tem tempo de mandar fazer alguma peça e ir até o atelier provar o modelo várias vezes?
Apesar do tempo, as pessoas ainda prezam por um corte bem feito e querem uma roupa de destaque. Então, eis que surgi o alfaiate digital. Aqui, o contato com o cliente é feito de forma virtual e, por meio da tecnologia 3D, o alfaiate consegue elaborar modelos perfeitos e de forma prática.
-
Curador de memórias pessoais
Esse profissional é quase um personagem de filme de ficção científica só que no mundo real. O curador trabalha com pessoas que, por diversas razões, perderam a memória e realiza um verdadeiro trabalho de detetive.
Assim, ele entra em contato com a imprensa, investiga fontes históricas e conversa com diversos indivíduos para conseguir resgatar informações sobre o cliente. Depois disso, cria uma espécie de filme, usando realidade virtual, para compilar os dados.
-
Controlador de estradas
O controlador vai monitorar e planejar o tráfego em estradas e também no ambiente aéreo. O diferencial é que ele fará esse trabalho programando plataformas automatizadas voltadas para carros autônomos e drones. Assim, ideia é facilitar o fluxo no transporte e evitar acidentes.
-
Detetive de dados
O detetive vai investigar dados de empresas com o objetivo de criar relatórios que sirvam de base para a tomada de decisões dos altos executivos. Para trabalhar nesse ramo é preciso, além da afinidade com informática, gostar de finanças e ter senso investigativo.
-
Gerente de equipe humanos-máquinas
A presença de máquinas nos diversos setores produtivos já é uma realidade e, no futuro, essas máquinas tendem a ser robôs autônomos e com inteligência artificial. Sendo assim, é preciso um gerente para fazer com que as equipes híbridas, que misturam força humana e mecânica, trabalhem da melhor forma possível.
-
Guia de loja virtual
Não é preciso ter um vendedor físico ao seu lado para conseguir uma boa experiência de compra. O guia de loja virtual fará um atendimento rápido e virtual para o cliente que está com dúvidas ou em busca de um produto específico. Para esse serviço, é usada tecnologia de realidade aumentada.
E você, já conhecia alguma das profissões do futuro citadas aqui na lista? Tem vontade de atuar em alguma delas? Escreva aqui nos comentários.
Deixe uma resposta