A pedagogia é uma área de estudos complexa e muito importante para a formação dos indivíduos, afinal, é através dela que os saberes são transmitidos desde a infância até as outras fases da vida.
É a própria pedagogia que está diretamente ligada às relações entre os instrumentos e técnicas de ensino e os normatiza para que sejam usados em pessoas de diversas idades. A ideia de transmissão de conhecimentos e participação ativa na vida de vários indivíduos, desperta o interesse de muitos que buscam por essa área em sua vida.
Mas, quando os olhares se voltam para o mercado de trabalho, a curiosidade sobre os tipos de cargos em que se é possível estar é bem recorrente, afinal, sendo uma área com grande campo, a pedagogia traz diversas áreas de atuação em si mesma.
Apesar de a ideia geral ser de que as pessoas formadas nesse curso podem trabalhar somente como professoras em escolas, os profissionais habilitados na área de pedagogia podem atuar em outras áreas da educação, em instituições privadas ou até mesmo públicas. Isso porque, devido às mudanças que aconteceram no curso, atualmente, questões da área administrativa passaram a permear boa parte desse tipo de formação, preparando os alunos para se tornarem também, profissionais atuantes nas áreas de
gestão.
Quais são os melhores cargos na área de educação?
Uma pessoa formada em pedagogia pode atuar nas áreas administrativas como gestor de instituições de ensino até o ensino médio e dentro das várias funções que deve exercer, cuida principalmente do ambiente escolar e sua qualidade de ensino, observando também a elaboração efetiva de questões como o projeto político pedagógico, que dá as diretrizes para o ano escolar e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
O gerenciamento escolar também entra em setores como a parte administrativa dos materiais e dos financiamentos. Se o profissional associar seus conhecimentos a um curso de extensão, a parte de recursos humanos também entra em sua área de atuação.
O pedagogo também pode se tornar um coordenador pedagógico, que vai participar da integração dos educadores, promovendo melhores táticas de ensino e a produtividade dos mesmos. O coordenador é uma ponte eficaz entre a direção e os professores, portanto é fundamental no processo de ensino e no bom funcionamento de uma instituição.
Outro bom cargo no vasto campo da pedagogia, é o de supervisor. Trabalhando em conjunto com o corpo docente, esse profissional acompanha todos os processos envolvidos e é um dos responsáveis por orientar no trabalho pedagógico.
Técnico-pedagógico é outra área pouco discutida, mas muito eficaz, principalmente se tratando da área pública de ensino. Esse profissional é o responsável por pesquisar e executar programas educacionais que ajudarão no processo de aprendizagem. Ele participa do planejamento curricular, da distribuição de recursos, reuniões e tudo mais que atenda às necessidades da instituição de ensino.
Esses são cargos menos pensados quando falamos do mercado de trabalho na área de pedagogia.
Entretanto, não podemos deixar de mencionar que um pedagogo também pode se tornar um professor e lecionar classes de educação infantil e ensino fundamental até o 5º ano, tanto em instituições públicas quanto privadas. É um trabalho duro, mas muito recompensador, principalmente ao refletir que a contribuição depositada dará frutos para a vida inteira.
Site muito bom
Gostei do site, muito interessante.
Caramba! Que site legal. Adorei, conteúdo de qualidade