É bem normal a gente ter afinidades com diversas atividades e ficar sem saber ao certo qual carreira seguir. E esse pode ser um dos maiores motivos pelo qual escolher uma faculdade seja tão complicado. Algumas pessoas ficam indecisas ou com medo de se arrepender, enquanto outras já começam o curso sem pensar no depois.
Só que o ideal é fazer a escolha da carreira com muita calma, já que ela será decisiva para o seu futuro. E para te ajudar, listamos 6 fatores que você precisa levar em conta na hora de escolher a sua profissão!
1. Habilidades
Analise as suas habilidades e como você as usa no dia a dia. O teste vocacional da Catho Educação tem como base a teoria das múltiplas inteligências descobertas pelo psicólogo americano Howard Gardner, e nele você descobre quais as áreas cognitivas que você mais tem habilidade, além de descobrir quais cursos mais combinam com você.
2. Preferências
Se você estiver no Ensino Médio pode ser mais fácil identificar, mas se você já terminou o colégio há algum tempo, tente lembrar quais eram as disciplinas que você mais gostava. Biológicas, exatas ou humanas… leve em conta suas preferências e deixe de lado o que não gostava e não se enxerga trabalhando.
Você também pode conversar com seus amigos e familiares para descobrir no que você manda bem! Assim, você vai diminuindo as suas opções e fica mais fácil escolher a carreira.
Autoconhecimento é fundamental!
3. Escolha do curso
Depois que você fez o teste vocacional, conversou com seus pais e amigos, é hora de ver com detalhes as características dos cursos que você tem em mente.
Olhe as disciplinas (grade curricular), quais áreas você poderá atuar, leia entrevistas dos profissionais que já estão no mercado de trabalho, e se possível, converse com eles.
Dessa forma, você vai se preparando para os desafios que irá encontrar!
4. Áreas de atuação
Algumas carreiras possibilitam que você trabalhe em diversas modalidades e com isso você pode trabalhar como profissional liberal ou por contrato formal, além de ter o seu próprio negócio!
Os cursos de direito ou medicina, por exemplo, permitem que o profissional atue em várias atividades. A dica aqui é ver se você quer atuar em um mercado mais amplo ou mais específico.
A gente aqui da Catho Edu tem um guia com todas as informações das principais profissões do mercado de trabalho. Clique aqui e confira!
5. Salário
Não basta ter afinidade com a área, é preciso ver se a carreira que você escolheu dará o retorno financeiro que você espera. No site da Catho você consegue ver a média salarial de diversas profissões.
6. Desafios
Você pode até achar que umas profissões são mais fáceis do que outras, mas o que você precisa saber é que todas elas possuem desafios!
Analise o ambiente de trabalho e as atividades que pode atuar para saber se você ficará satisfeito com a prática. Assim você não cria expectativas e não se frustra com algo que imaginou que poderia ser.
Deixe uma resposta