Se em 2015 os setores de óleo e gás, construção civil, automotivo e de bens de capital comum cresceram em um ritmo mais lento, entretanto áreas como negócios, fusões e aquisições tiveram boas oportunidades.
Mas e em 2016? Quais são as carreiras promissoras? A revista Exame listou com a ajuda de recrutadores as 45 profissões e carreiras que devem ter destaque neste ano.
De acordo com a revista, funções ligadas a tributos e planejamento financeiro aparecem na lista elaborada pelas 20 principais consultorias de recrutamento do País. São áreas ligadas a tecnologia, marketing digital e direito empresarial.
Confira abaixo a lista com as 10 principais profissões:
1. Gestor de compliance/riscos/auditoria
É a pessoa responsável por fazer o diagnóstico, verificar riscos e garantir a transparência dos processos dentro da empresa, sempre de acordo com a lei e as políticas corporativas.
2. Advogado tributário
Além de fazer o planejamento tributário, este profissional realiza a defesa em processos administrativos e judiciais, e atua em conjunto com a área empresarial e fiscal em fusões e aquisições de empresas.
3. Profissional de planejamento tributário
O profissional dessa área fica responsável pela execução do planejamento tributário, identifica oportunidades e evita assim riscos e gastos desnecessários.
4. Diretor de operações
Este profissional gerencia grandes equipes com foco sempre na produtividade. A grande procura deve ser em empresas de serviço.
5. Inteligência de mercado (BI)
A procura deve ser tanto por analista quanto gestor. Este profissional deve ser um aliado dos setores comercial e de desenvolvimento, além de fazer uma leitura de marcado e ajudar no desenho das estratégias corporativas.
6. Coordenador e Gerente de infraestrutura
É responsável por toda a gestão da infraestrutura de TI da empresa, o que inclui as áreas de telecomunicações, suporte e data center.
7. Gerentes de recurso humanos
Estes profissionais são responsáveis pelo recrutamento, seleção, treinamento, retenção e inserção de novos funcionários na cultura da empresa.
8. Desenvolvedor de aplicativos
Esta pessoa programa, codifica e testa softwares e aplicativos nas plataformas móveis (Android e/ou iOS).
9. Head de comércio eletrônico e profissional de compras estratégicas
É o responsável que cuida do comércio eletrônico, gerenciando a área de operações, logística, marketing e comercial. Já o profissional de compras é responsável pelas estratégias de negociação de compras.
10. Consultor em culture shaping
Este profissional orienta a criação de uma cultura organizacional voltada para a busca dos melhores resultados de negócio.
Se você quiser conferir as 45 profissões, clique aqui.
Deixe uma resposta