Além de acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes, o profissional de pedagogia pode trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância
Com o objetivo de garantir e melhorar a qualidade da educação, o profissional de Pedagogia pode atuar em duas grandes áreas: na administração e no magistério. Isso significa que ele pode escolher entre gerenciar o sistema de ensino ou orientar os alunos e professores.
Mas ao longo dos últimos anos, a demanda por pedagogos tem aumentado em espaços não escolares, como bibliotecas e museus. Neste ambientes, o profissional realiza atividades educacionais; ainda é possível atuar em empresas, elaborando materiais pedagógicos, cursos, atividades educacionais e treinamentos.
Além do trabalho em ONGs, a pedagogia hospitalar está ganhando destaque e o profissional desenvolve projetos didáticos e atividades com crianças e jovens internados.
Outras áreas de atuação são:
- Editoras de livros didáticos
- Consultorias e assessorias
- Empresas produtoras de cursos de EAD
- Escolas de idiomas
O curso
Como o ensino fundamental passou a ter um ano a mais (de oito anos passou para nove), foi preciso atualizar a grade dos cursos de Pedagogia. Ao longo da graduação, que tem duração média de quatro anos, o aluno estuda disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, metodologias específicas, bem como o funcionamento e a estrutura do sistema de ensino, os princípios e métodos de administração escolar e as novas tecnologias na educação.
Deixe uma resposta