ADMINISTRAÇÃO

Entenda tudo sobre o curso de Administração, áreas de atuação, grade curricular, salários e bolsas de estudo para as melhores faculdades de Administração.

 

Administração

Com foco principal em planejar, organizar e gerenciar, o profissional formado em Administração tem como objetivo elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, aumentando o lucro, evitando desperdícios e reduzindo os custos.

O mercado profissional é amplo, uma vez que o administrador pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e no terceiro setor. Além disso, pode atuar prestando consultorias ou ter o seu próprio negócio.

Como é o curso de Administração

O curso de Administração forma profissionais com visão de organização, responsabilidade social e empreendedores. É um curso da área de Humanas e tem formação multidisciplinar, com disciplinas como: teoria organizacional, marketing, finanças, recursos humanos e produção.

A duração do curso de bacharelado em Administração é de quatro anos e pode ser feito em modalidade presencial ou a distância.

Grade curricular de Administração

Conheça a diretriz curricular do MEC para o curso de Administração:

  • Ciências Sociais
  • Filosofia
  • Psicologia
  • Ética
  • Política
  • Comportamento
  • Linguagem
  • Comunicação e Informação
  • Estudos da Teoria da Administração e das Organizações e suas respectivas funções
  • Fenômenos Empresariais, Gerenciais, Organizacionais, Estratégicos e Ambientais
  • Aspectos Legais e Contábeis
  • Estudos Econômicos, Financeiros e de Mercado
  • Pesquisa Operacional
  • Teoria dos Jogos
  • Modelos Matemáticos e Estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à Administração
24% dos profissionais nessa área são graduados em Administração 28% têm curso de pós-graduação 27% têm inglês intermediário
*Fonte: Guia de Carreira Catho fevereiro/2019 - cargo de diretor administrativo

O que faz um Administrador

Gostar de trabalho em equipe e ter boa comunicação é uma das principais habilidades de quem faz faculdade de administração, já que liderar times faz parte do trabalho deste profissional. Além disso, é preciso ter um visão ampla e estratégica do negócio.

Ter agilidade para solucionar problemas e saber tomar decisões pode garantir boas oportunidades, bem como saber sobre a economia nacional e mundial, e sobre os avanços e tendências deste setor.

Um diretor administrativo leva em média 3 anos e oito meses para chegar a esse cargo - a partir do cargo de gerência.
*Fonte: Guia de Carreira Catho fevereiro/2019

Onde o Administrador pode trabalhar

O profissional de Administração pode atuar em diversas áreas e participar de atividades como:

Administração Pública - cada vez mais requisitado pelo mercado, o administrador público é essencialmente um planejador: ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais.

Agronegócio e Agropecuária - este profissional define as estratégias que serão utilizadas ao longo da safra. Ele planeja a produção determinando quais são os serviços que serão utilizados para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola; estabelece quantos funcionários serão contratados para cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto.

Ciências Contábeis - por meio de registro e controle das receitas, o contador planeja, coordena e controla todos os registros de uma empresa. Ele ainda interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da organização com o intuito de ajudar a direção na tomada de decisões.

Comércio Exterior - além de analisar as tendências do mercado e identificar as necessidades da empresa em que trabalha e de seus clientes ou fornecedores no exterior, o profissional de comércio exterior também elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação.

Empreendedor - avalia as oportunidades, a concorrência e a gestão dos recurso humanos, bem como define estratégias de criação e direção de um negócio.

Logística - implanta e administra o fluxo de produção de uma empresa, desde a compra e estocagem do produto à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing - o profissional traça e executa estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Um dos principais objetivos do marketing é estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades do mercado, em busca de satisfazer o cliente e conseguir o retorno para uma marca, empresa ou até mesmo pessoa.

Sistema de Informação - além de atualizar os equipamentos e programas necessários para a empresa, pode gerenciar os sistemas de tecnologia de informação.

Vendas - planeja e otimiza as vendas na organização, bem como negocia os preços, as condições de pagamento e os programas necessários ao negócio.

Quanto ganha um profissional de Administração

Média salarial - diretor administrativo* - R$ 12.488,06 *Guia de Carreira da Catho - fevereiro/2019

Principais habilidades de um administrador

  • Empreendedor
  • Perfil de liderança
  • Saber negociar e resolver conflitos
  • Ter técnicas e conhecimentos de um campo de especialização
  • Saber entender e motivar pessoas
  • Visão sistêmica

    Veja mais sobre carreiras

    Opinião de quem se formou nessa área

    Opinião de 13.212 alunos que já se formaram em cursos dessa área

    É fácil conseguir emprego
    65%
    Consigo boas ofertas de emprego
    63%
    Ajudou a realizar meus sonhos
    69%

    Veja as melhores faculdades de Administração

    Você tem perfil para
    Administração?
    Faça o teste vocacional grátis e descubraTESTE VOCACIONAL GRÁTIS

    Matérias sobre Administração

    Em quais áreas pode se especializar um profissional de administração
    Em quais áreas pode se especializar um profissional de administração

    Nos dias atuais, são feitas muitas exigências de conhecimentos e experiências no mercado de trabalho, o que torna as vagas mais competitivas e as necessidades de diferenciação ainda maiores.

    Cinco tendências da área de administração
    Cinco tendências da área de administração

    A administração de empresas é uma área crucial para o desenvolvimento da sociedade, principalmente se levarmos em conta os âmbitos comerciais e organizacionais.

    Como a administração pode me ajudar a ser um empreendedor?
    Como a administração pode me ajudar a ser um empreendedor?

    Quando o assunto é empreendedorismo, ouve-se falar bastante sobre criatividade, inovação e perseverança.

    Áreas mais procuradas
    Navegue por outras áreas e entenda cada uma delas
    CERTIFICADO SSL100% SEGURO

    © 2019 Catho Educação

    Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

    Barueri, SP - 06460-090

    CNPJ 03.753.088/0001-00