ENGENHARIA CIVIL

Entenda tudo sobre o curso de Engenharia Civil, áreas de atuação, grade curricular, salários e bolsas de estudo para as melhores faculdades de Engenharia Civil.

 

Engenharia Civil

Capaz de aplicar conhecimentos específicos de forma prática com o intuito de produzir novas utilidades, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica, e coordena o desenvolvimento ou até mesmo a produção.

A área de Engenharia Civil está ligada com as Ciências Exatas, mas nem toda engenharia é relacionada somente com matemática e objetos concretos. A Engenharia Genética, por exemplo, é mais ligada à Biologia.

A Engenharia Civil é a responsável por projetar e executar obras, bem como acompanhar as etapas da construção ou reforma. Além disso, o engenheiro civil também pode especificar redes de instalações elétricas, hidráulicas e saneamento.

Como é o curso de Engenharia Civil

Engenheiros projetam materiais, estruturas e sistemas; consideram as limitações impostas pela praticidade, regulamentação, segurança e custo.

Para atuar em qualquer tipo de engenharia é preciso fazer um curso de bacharelado que tem duração de 5 a 6 anos, dependendo da modalidade (matutino ou vespertino).

As disciplinas e atividades em laboratório podem variar de acordo com a engenharia escolhida, mas há disciplinas ligadas à desenho técnico, Administração, Economia e Legislação.

Uma vez formado no curso de Engenharia Civil, o profissional pode se especializar por meio de pós-graduação na área desejada ou se preferir ainda pode fazer um curso de mestrado e, posteriormente, doutorado.

Grade curricular de Engenharia Civil

Conheça a diretriz curricular do MEC para o curso de Engenharia Civil*:

  • Metodologia Científica e Tecnológica
  • Comunicação e Expressão
  • Informática
  • Expressão Gráfica
  • Matemática
  • Física
  • Fenômenos de Transporte
  • Mecânica dos Sólidos
  • Eletricidade Aplicada
  • Química
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais
  • Administração
  • Economia
  • Ciências do Ambiente
  • Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania
*conteúdos básicos de todas as engenharias, que representam cerca de 30% da carga horária mínima.
32% dos profissionais nessa área são graduados em Engenharia Civil 24% têm curso de pós-graduação 34% têm inglês intermediário
*Fonte: Guia de Carreira Catho fevereiro/2019 - cargo de Engenheiro Civil

O que faz um Engenheiro Civil

Um profissional de engenharia deve ter interesse nas novas tecnologias, mas antes de tudo precisa saber das ciências básicas.

Por ser uma pessoa de formação técnico-científica, o profissional deve ser capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas e serviços.

Saber atuar em equipes multidisciplinares é fundamental, pois o trabalho no dia a dia envolve especialistas tanto de ciências básicas quando de ciências aplicadas. Também é preciso saber projetar e conduzir experimentos e, com visão científica, analisar e interpretar resultados.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a educação continuada. Saber se comunicar efetivamente - oral e escrita - e ter habilidades de informática são importantes para quem quer crescer na área.

Um engenheiro civil leva em média um ano para chegar a esse cargo - a partir do cargo de estágio em engenharia civil.
*Fonte: Guia de Carreira Catho fevereiro/2019

Onde o Engenheiro Civil pode trabalhar

O profissional de Engenharia Civil pode atuar em diversas áreas e participar de atividades como:

Construção civil: projetando, construindo e reformando prédios residenciais e comerciais, bem como grandes instalações (shoppings, aeroportos, estágios).

Estruturas e fundações: projetando e edificando fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, calculando o material necessário para a obra e suas dimensões.

Gerência de recursos prediais: mantém a infraestrutura dos prédios em ordem com o intuito de estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos: projetando, gerenciando e executando obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e até mesmo obras costeiras.

Infraestrutura e transporte: projetando e construindo obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento: projetando e construindo obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Quanto ganha um Engenheiro Civil

Média salarial - engenheiro civil Média - R$ 7.334,46 *Guia de Carreira da Catho - fevereiro/2019

Principais habilidades

  • Saber resolver problemas complexos
  • Capacidade de tomar decisões
  • Capacidade de liderança
  • Capacidade matemáticas
  • Gestão de projetos
  • Capacidades de escrita

Você sabia?

Engenharia - do latim INGENIARE (inventar) e INGENIUM (inteligência)
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa: Círculo de Leitores, 2002

A cada dia, o mercado de trabalho brasileiro precisa de mais pessoas com nível superior em engenharia. Essa profissão é de extrema importância para o crescimento econômico do País, porém, se compararmos o Brasil com a China, Índia ou Rússia - países emergentes -, por exemplo, temos formado menos profissionais ao longo dos anos.

Outro fator para a falta de mão de obra é que metade dos profissionais com diploma na área acaba atuando em outra. No final de 2013, um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que 7 entre 10 profissionais de ciência, tecnologia e engenharias não ocupam postos de trabalho em suas áreas de formação. Ou seja, 50% dos engenheiros trabalham em outros setores que não são ligados à engenharia em si.

Veja mais sobre carreiras

Opinião de quem se formou nessa área

Opinião de 2.477 alunos que já se formaram em cursos dessa área

É fácil conseguir emprego
72%
Consigo boas ofertas de emprego
71%
Ajudou a realizar meus sonhos
82%

Veja as melhores faculdades de Engenharia Civil

Você tem perfil para
Engenharia Civil?
Faça o teste vocacional grátis e descubraTESTE VOCACIONAL GRÁTIS

Matérias sobre Engenharia Civil

O que é possível fazer com um diploma de engenharia civil?
O que é possível fazer com um diploma de engenharia civil?

A engenharia se constitui em uma das áreas mais concorridas nos vestibulares e seleções para faculdades em todo o Brasil.

Arquitetura ou Engenharia?
Arquitetura ou Engenharia?

Se você está na dúvida sobre fazer uma graduação em Engenharia ou Arquitetura, não se preocupe pois este post pode te ajudar!

Semana do Engenheiro: Três boas razões para estudar engenharia
Semana do Engenheiro: Três boas razões para estudar engenharia

O que leva uma pessoa a escolher ser engenheiro? Ou até mesmo trocar de profissão ou escolher uma especialidade nessa área? Nos últimos anos, o setor de engenharia está com uma alta demanda de profissionais e salários que despertam a atenção.

Áreas mais procuradas
Navegue por outras áreas e entenda cada uma delas
CERTIFICADO SSL100% SEGURO

© 2019 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00