FÍSICA

Entenda tudo sobre o curso de Física, áreas de atuação, grade curricular, salários e bolsas de estudo para as melhores faculdades de Física.

 

Física

O profissional de física atua com pesquisas e análises relacionadas a matéria e energia, suas propriedades e as leis que regem sua interação. Além disso, ele desenvolve análises sobre corpos e fenômenos físicos de todas as dimensões.

Quem é formado em física pode trabalhar em grandes indústrias, criando e aperfeiçoando processos, materiais e até mesmo produtos.

Já na área médica, o físico é responsável por criar e utilizar tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos nos diagnósticos e tratamentos.

Se optar pelo caminho da educação, ele pode atuar como professor de ensino fundamental, médio ou até mesmo no ensino superior.

Como é o curso de Física

Boa parte do currículo do curso de física é voltado para disciplinas de exatas como matemática, física, ambas nos níveis básico e avançado. Nos demais semestres conteúdos como eletromagnetismo, eletrostática, termodinâmica, astrofísica e muitos experimentos práticos são desenvolvidos nos laboratórios.

Além disso, o aluno estuda estrutura da Matéria Avançada, física Experimental, geometria Analítica, introdução ao Estudo dos Fenômenos Físicos, probabilidade e Estatística, mecânica, mecânica Analítica, termodinâmica, entre outras disciplinas.

Os cursos oferecidos pelas faculdade são na modalidade bacharelado ou licenciatura e ao longo dos semestres o aluno deve participar de seminários e congressos.

A duração do curso de física é de quatro anos e o estágio supervisionado e a monografia são obrigatórios.

Grade curricular de Física

Conheça a diretriz curricular do MEC para o curso de Física:

  • Química
  • Biologia
  • Ética
  • Filosofia
  • História da Ciência
  • Gerenciamento e Política Científica
  • Física Geral
  • Matemática
  • Física Clássica
  • Física Moderna e Contemporânea
  • Estágio Curricular
  • Iniciação Científica
29% têm Mestrado 54% têm Graduação em Física 41% têm Inglês Intermediário
*Fonte: Guia de Carreira Catho abril/2019 - cargo de Professor de Física

O que faz um profissional de Física

Quem é formado em física tem foco na aplicação das leis do mundo físico em pesquisa pura e na solução de questões práticas e do nosso cotidiano.

O Físico trabalha em indústrias, centros de pesquisa, instituições de ensino e hospitais.

Para atuar como Físico é necessário ter diploma de nível superior. Além disso, é necessário ficar atento a graduação que você optou para saber as áreas de atuação.

O profissional de física deve ser curioso para saber como os fenômenos acontecem e ter interesse em estudar as características e propriedades da matéria. Organização, disciplina e poder de concentração são características fundamentais para um físico.

Onde o profissional de Física pode trabalhar

O profissional de física pode atuar em diversas áreas e participar de atividades como:

Acústica e vibração: desenvolvendo materiais isolantes e protótipos para as indústrias automobilística, aeronáutica e aeroespacial, analisando também níveis de ruídos.

Astrofísica: estudando os planetas, as galáxias, as estrelas e os fenômenos espaciais por meio das leis da Física.

Biofísica ou física biológica: pesquisando e analisando os aspectos físicos dos processos biológicos. Realizando simulações de comportamento de moléculas biológicas.

Ensino: lecionando nos ensinos fundamental, Médio, universitário ou em cursinhos pré-vestibulares. Desenvolvendo material didático dos conteúdos específicos.

Física ambiental: estudando propriedades físicas da atmosfera relacionadas com as mudanças climáticas globais. Pesquisando e analisando a degradação de solos e radioatividade.

Física computacional: aplicando os fundamentos da computação para solucionar problemas na área da física em diversos setores, como o automobilístico, o aeronáutico e o de telecomunicações.

Física médica ou biomédica: desenvolvendo e utilizando instrumentos e técnicas de diagnóstico e terapia.

Física nuclear: investigando a origem, evolução e estrutura da matéria nuclear. Pesquisando a aplicação da energia nuclear na produção de energia elétrica.

Instrumentação: criando e desenvolvendo equipamentos de precisão.

Magnetismo: utilização da força magnética em suas diversas aplicações, como em aparelhos de gravação de dados e sistemas de amortecimento na indústria automobilística.

Materiais: desenvolvendo materiais para a indústria, como metálicos eletroeletrônicos e polímeros, e para aplicações diversas na área da tecnologia.

Oceanografia física: pesquisando e analisando as relações entre o mar, a atmosfera e a Terra, do ponto de vista da física.

Óptica: atuando na fabricação de lentes e dispositivos, desenvolvendo, por exemplo, equipamentos a laser.

Pesquisa: elaborando, testando e aplicando teorias científicas nas diversas áreas da física.

Quanto ganha um profissional de Física

Média salarial - Professor de física* Média - R$ R$ 1.940,87 *Guia de Carreira da Catho - abril/2019

Principais habilidades

  • Comunicação
  • Analítico
  • Ser uma pessoa curiosa

Veja mais sobre carreiras

Opinião de quem se formou nessa área

Opinião de 93 alunos que já se formaram em cursos dessa área

É fácil conseguir emprego
71%
Consigo boas ofertas de emprego
61%
Ajudou a realizar meus sonhos
74%

Veja as melhores faculdades de Física

Você tem perfil para
Física?
Faça o teste vocacional grátis e descubraTESTE VOCACIONAL GRÁTIS

Áreas relacionadas com Física

Áreas mais procuradas
Navegue por outras áreas e entenda cada uma delas
CERTIFICADO SSL100% SEGURO

© 2019 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00