JORNALISMO

Entenda tudo sobre o curso de Jornalismo, áreas de atuação, grade curricular, salários e bolsas de estudo para as melhores faculdades de Jornalismo.

 

Jornalismo

O profissional de jornalismo, investiga, divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, bem como faz entrevistas e escreve artigos.

O jornalista precisa ter senso crítico, saber se expressar, dominar o português e as técnicas de redação, e ainda saber usar softwares de edição de textos e de imagens.

Seus principais canais de trabalho são os veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

Como é o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo aborda disciplinas como português, teoria da comunicação e economia. Entre as aulas específicas, o aluno aprende sobre jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto, bem como novas tecnologias e comunicação.

Há ainda as disciplinas práticas, com aulas sobre jornalismo impresso e online, rádio, tv e fotojornalismo.

A faculdade de Jornalismo tem duração média de quatro anos, o estágio e o trabalho de conclusão de curso (que pode um projeto prático) são obrigatórios.

Grade curricular de Jornalismo

Conheça a diretriz curricular do MEC para o curso de Jornalismo:

  • Fundamentação humanística
  • Fundamentação específica
  • Fundamentação contextual
  • Formação profissional
  • Aplicação processual
  • Prática laboratorial
  • Estágio Curricular
  • Iniciação Científica
63% dos profissionais nessa área são graduados em Jornalismo 30% têm curso de pós-graduação 39% têm inglês intermediário
*Fonte: Guia de Carreira Catho abril/2019 - cargo de Jornalista

O que faz um profissional de Jornalismo

O número de vagas nos veículos tradicionais pode ter diminuído nos últimos anos, mas a área de conteúdo digital está abrindo novas oportunidades. Para este meio é preciso ter formação e conhecimento das ferramentas multimídias, ou seja, é necessário saber a linguagem da internet e das redes sociais.

Além disso, o jornalista pode atuar em portais, produtoras de conteúdo audiovisual, assessorias de imprensa, tv por assinatura, na comunicação corporativa e em sites de empresas.

Uma outra opção de atuação é abrir um escritório de comunicação e realizar atividades ou ainda prestar serviços a empresas como freelancer.

Apesar do diploma não ser obrigatório, as empresas de mídia dão preferência para candidatos com formação superior.

Um gerente de comunicação leva em média um ano e seis meses para chegar a esse cargo - a partir do cargo de analista de marketing.
*Fonte: Guia de Carreira Catho abril/2019

Onde o profissional de Jornalismo pode trabalhar

Ao fazer o curso de Jornalismo o profissional pode atuar em áreas como:

Comunicação digital multimídia: realizando a manutenção de websites, intranets e extranets, bem como redigindo e editando boletins e revistas eletrônicas. Também pode administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial: realizando o contato da organização com a imprensa e o público-alvo, como colaboradores, clientes, governo e entidades.

Edição: definindo o foco e o tamanho da reportagem e escrevendo o texto final. Em veículos offline o profissional seleciona fotos e ilustrações que serão utilizadas no texto, enquanto em veículos online, como TV e rádio, o jornalista escolhe as imagens/sons para os noticiários.

Fotojornalismo: fotografando cenas, pessoas e acontecimentos para as reportagens de jornais, revistas e internet.

Reportagem: coletando informações e redigindo textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas e internet.

Quanto ganha um profissional de Jornalismo

Média salarial - Jornalista* Média - R$ 2.041,22 *Guia de Carreira da Catho - abril/2019

Principais habilidades

  • Comprometimento
  • Domínio da língua portuguesa
  • Saber interpretar, explicar e contextualizar as informações
  • Ter capacidade de identificar o que é informação de interesse público e pautar-se eticamente no tratamento dessas informações
  • Saber investigar informações
  • Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas, bem como formular questões e conduzir entrevistas

Você sabia?

Para ser jornalista no Brasil não é necessário ter diploma. Desde 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa exigência. Porém, em 2012, o assunto voltou a ser discutido com a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012, propondo a volta da obrigatoriedade do diploma. A PEC ainda está aguardando votação na Câmara dos Deputados.

Com diploma

As pessoas que defendem o diploma, acreditam que a formação acadêmica garante nível mínimo de qualidade profissional e amplia a segurança nas negociações trabalhistas.

Sem diploma

Já quem apoia o fim do diploma leva em conta a ideia de liberdade de expressão e lembra que na maioria dos países democráticos não há essa exigência.

Mundo Digital, um novo perfil profissional

As mídias digitais tornaram-se um novo e importante canal de comunicação e com isso é preciso uma mudança no perfil do profissional de comunicação - é preciso conhecer ferramentas, como web analytics.

Neste novo formato de fazer jornalismo, é necessário saber o número de cliques, acessos e o tempo de permanência de um leitor em um site e descobrir quais as palavras-chaves mais buscadas para definir o conteúdo que será publicado.

Veja mais sobre carreiras

Opinião de quem se formou nessa área

Opinião de 1.411 alunos que já se formaram em cursos dessa área

É fácil conseguir emprego
61%
Consigo boas ofertas de emprego
58%
Ajudou a realizar meus sonhos
69%

Veja as melhores faculdades de Jornalismo

Você tem perfil para
Jornalismo?
Faça o teste vocacional grátis e descubraTESTE VOCACIONAL GRÁTIS
Áreas mais procuradas
Navegue por outras áreas e entenda cada uma delas
CERTIFICADO SSL100% SEGURO

© 2019 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00