ODONTOLOGIA

Entenda tudo sobre o curso de Odontologia, áreas de atuação, grade curricular, salários e bolsas de estudo para as melhores faculdades de Odontologia.

 

Odontologia

O profissional de Odontologia se dedica ao estudo e tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. É dever do dentista cuidar da saúde e da estética bucal, usando para isso todas as técnicas e recursos apropriados para diagnóstico e tratamento.

O odontologista pode trabalhar no serviço público, atuando diretamente em programas de saúde do governo federal ou trabalhar em um consultório particular, podendo ser próprio ou em sociedade com outros profissionais da mesma área.

Como é o curso de Odontologia

Durante o curso o estudante se dedica ao estudo da boca, mandíbula, maxilar e ossos da face. Além disso, na grade curricular ele terá disciplinas de endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais entre outras.

Ao longo da graduação em Odontologia o aluno poderá participar de várias atividades práticas em laboratório para complementando assim as aulas teóricas.

O curso de Odontologia possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de cinco anos. A entrega do trabalho de conclusão de curso, TCC, é obrigatória.

Grade curricular de Odontologia

Conheça a diretriz curricular do MEC para o curso de Odontologia:

  • Base moleculares e celulares dos processos normais e alterados
  • Psicologia
  • Comportamento
  • Sociologia e Cultura
  • Ecologia
  • Ética e legislação
  • Propedêutica clínica (patologia bucal, semiologia e radiologia)
  • Clínica odontológica (materiais dentários, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais)
  • Odontologia pediátrica (patologia, clínica odontopediátrica e de medidas ortodônticas preventivas)

O que faz um profissional de Odontologia

Quem é formado em Odontologia tem foco no cuidado com a saúde e estética bucal. Além disso, o profissional pode realizar cirurgias, transplantes, implantes e enxertos buscando recuperar a estética e saúde do paciente.

O dentista trabalha em consultórios particulares, unidades básicas de saúde, hospitais e na elaboração e venda de softwares odontológicos voltados à gestão de consultórios e clínicas.

Para atuar como Dentista é necessário ter diploma de nível superior e ter registro no Conselho Regional de Odontologia – CRO.

A exemplo de outras profissões na área de saúde, o profissional em Odontologia deve ser humanista e gostar de cuidar de outras pessoas. É desejável também que o profissional tenha poder de concentração, ser detalhista e paciente para lidar com as adversidades do consultório.

Onde o profissional de Odontologia pode trabalhar

O profissional de odontologia pode atuar em diversas áreas e participar de atividades como:

Acupuntura odontológica: aplicando agulhas para tratar dores na região da face.

Clínica geral: restaurando, extraindo e implantando próteses.

Dentística restauradora: restabelecendo a forma e a função dos dentes, clareando e corrigindo a estética.

Endodontia: tratando as alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia: diagnosticando e tratando doenças da boca.

Homeopatia odontológica: tratando de pacientes por meio de remédios homeopáticos que previnam hemorragias e atuam na cicatrização de tecidos bucais.

Implantodontia: realizando cirurgias e próteses.

Odontologia do esporte: realizando tratamento da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.

Odontogeriatria: cuidando da saúde bucal do idoso.

Odontologia legal: realizando exames como perícia judicial e elaborando laudos técnicos, bem como identificando cadáveres pela arcada dentária.

Odontologia para pacientes especiais: atendendo pacientes com necessidades especiais (indivíduos em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).

Odontologia em saúde coletiva: trabalhando em planos de saúde, em cooperativas e na elaboração de programas de assistência social.

Odontologia do trabalho: atendendo pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.

Odontopediatria: atuando no tratamento de problemas bucais e dentes de crianças.

Ortodontia: realizando alteração da mordedura e da posição dos dentes com aparelhos.

Patologia bucal: realizando exames laboratoriais para identificar doenças.

Periodontia: cuidando das gengivas e os ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.

Prótese dentária: projetando e confeccionando próteses de dentes danificados ou substituindo os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia: diagnosticando problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.

Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnosticando traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.

Quanto ganha um profissional de Odontologia

Média salarial - Dentista* Média - R$ 3.400,39 *Guia de Carreira da Catho - abril/2019

Principais habilidades

  • Comunicação
  • Perfil humanista
  • Atenção à saúde
  • Ser uma pessoa detalhista

Você sabia?

No Brasil, a odontologia começou a ganhar mais espaço a partir de 1884, mais especificamente no dia 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista.

Foi nesta data também que um decreto imperial criou as primeiras Faculdades de Odontologia do país.

Veja mais sobre carreiras

Opinião de quem se formou nessa área

Opinião de 294 alunos que já se formaram em cursos dessa área

É fácil conseguir emprego
86%
Consigo boas ofertas de emprego
79%
Ajudou a realizar meus sonhos
85%

Veja as melhores faculdades de Odontologia

Você tem perfil para
Odontologia?
Faça o teste vocacional grátis e descubraTESTE VOCACIONAL GRÁTIS
Áreas mais procuradas
Navegue por outras áreas e entenda cada uma delas
CERTIFICADO SSL100% SEGURO

© 2019 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00