Enem 2018

Entenda como funciona o ENEM 2018 e prepare-se para este grande momento da sua vida

 

Inscrição do ENEM

Enem

A inscrição do Enem acontece uma vez por ano - geralmente no mês de maio - e é realizada no site do Inep (https://enem.inep.gov.br/).

Ao fazer a inscrição é necessário ter em mãos alguns documentos e dados obrigatórios:

  • RG

  • CPF

  • Endereço residencial

  • E-mail válido

Vale lembrar que a inscrição para o Enem é realizada somente pela internet. Você preenche um formulário com os seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos.

Ao terminar o preenchimento dos dados e clicar em enviar, você terá o número de inscrição e senha de acesso, que serão necessários para entrar no sistema do Enem.

Uma vez nele, você pode acompanhar o status da sua inscrição, alterar dados cadastrais, ver o cartão de confirmação e os resultados das provas.

O cartão confirmação é o documento que confirma a inscrição de cada pessoa no Enem e traz os detalhes sobre o local de provas. É nele que você encontra o nome da rua e número do prédio, bem como o número da sala da qual fará a prova do Enem.

Taxa de inscrição no Enem

No Enem 2018 a taxa de inscrição foi de R$ 82,00. Ela é cobrada pelo Banco do Brasil via Guia do Recolhimento da União - GRU Simples.

É necessário imprimir a GRU, que nada mais é que um boleto, e pagá-la em um banco, casa lotérica ou pela internet. O pagamento deve ser realizado antes do fim do prazo de inscrição no Enem.

Isenção da taxa de inscrição no Enem

Para o Enem 2018, a solicitação de isenção da taxa de inscrição passou a ser feita antes da inscrição em si.

Para isso, o participante precisa fazer parte de um dos critérios para o não pagamento da taxa. São eles:

  • concluir o Ensino Médio em escola pública em 2018

  • obter certificação na área de conhecimento da qual se inscreveu no Encceja 2017 - modalidade Ensino Médio

  • cursar o Ensino Médio completo em escola pública e com renda familiar mensal igual ou menor que um salário mínimo e meio

  • cursar o Ensino Médio completo com bolsa integral em escola particular e com renda familiar mensal igual ou menor que um salário mínimo e meio

  • ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até meio salário mínimo

  • ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal total de até três salários mínimos

O participante que foi isento da taxa do Enem 2017 e não compareceu a nenhum dos dois dias da prova precisa justificar a ausência para poder se inscrever no Enem 2018 sem ter de pagar a taxa de inscrição.

Para que serve a nota do Enem

Uma das principais portas de entrada para as Universidades, a nota do Enem pode ser utilizada para conseguir uma vaga nos programas estudantis do governo, como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como nota para entrar em universidades particulares.

Resultados e gabaritos

E se você quer ver ou ter uma noção de como são as provas do Enem, a gente as separou aqui para você fazer o download, bem como ver os gabaritos!

CERTIFICADO SSL100% SEGURO
Formas de pagamento:

© 2018 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00