Entenda como funciona o FIES e prepare-se para o grande momento da sua vida
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, Fies, é um programa do Ministério da Educação que financia a graduação superior de estudantes em instituições de ensino particulares.
O objetivo é proporcionar e facilitar o acesso de pessoas que não possuem condições financeiras para investir na sua formação.
O P-Fies é o Programa do Financiamento Estudantil. Com o Novo Fies, o MEC separou o programa em três modalidades. Na primeira, o financiamento é oferecido pelo governo aos estudantes e desta forma é possível um baixo custo e juros zero para as pessoas com renda familiar de até três salários mínimos.
As modalidades dois e três se referem ao que chamamos de P-Fies, que é o financiamento oferecido pelas instituições financeiras, porém com os recursos públicos. Por conta disso, os financiamentos ficam mais baratos que os oferecidos pelo mercado, mas é mais caro que o da primeira modalidade.
Fies (modalidade I) | P-Fies (modalidade II e II) | |
Categoria | Financiamento | Financiamento |
Lista de espera | Possui lista de espera | Não possui lista de espera |
Taxa de juros | Juros zero | Varia conforme o banco |
Renda familiar mensal | Até 3 salários mínimos | Até 5 salários mínimos |
Pagamento | Depois do curso | Depois do curso |
O Fies abre as inscrições todo início de semestre. Quem é selecionado conta com a ajuda do Governo Federal para pagar as mensalidades do curso e ao fim dele o aluno paga o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.
Ao todo, existem duas fases do Fies:
1ª fase - ao longo do curso
Enquanto o aluno está fazendo o curso ele precisa pagar apenas um valor referente ao encargo operacional, que está no contrato. É nesse período também que é preciso pagar os custos com o seguro de vida exigido.
2ª fase - carência e amortização
Desde 2018, o Fies não tem mais o período de carência para começar a pagar a dívida. Isso significa que assim que o estudante conclui o curso ele já entra na fase de amortização.
Se o estudante tiver um emprego ou um empresa, as parcelas já são descontadas diretamente da folha de pagamento, de acordo com cálculo realizado pelo governo. Mas caso o estudante não tenha renda, o financiamento pode ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
O prazo máximo para pagar toda a dívida é de 14 anos.
Em 2018, o Fies passou a oferecer três tipos de financiamento e esta foi uma das principais mudanças do programa até agora. Conheça um pouco mais sobre cada uma das modalidades:
Lembre-se: uma vez escolhida a modalidade não é possível alterá-la para outra durante o período do financiamento.
Para conseguir o financiamento pelo Fies, o aluno deve estar primeiramente matriculado em uma instituição de ensino particular e essa instituição deve ser cadastrada no programa - além de ter avaliação positiva nos processos de avaliação do Ministério da Educação, MEC.
Com juros que variam até 6,5% ao ano, quem tiver interesse em participar do processo seletivo, as inscrições são feitas somente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES.
Ao conseguir o financiamento, o prazo máximo para utilizá-lo é igual ao período que falta para a conclusão do curso. Ao longo do financiamento, o estudante deve pagar, a cada três meses, um valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros sobre o financiamento.
Assim que o aluno terminar o curso de graduação, ele já pode começar a pagar o financiamento.
Qualquer pessoa pode participar do Fies, mas é necessário ter realizado alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter tido pontuação acima de 450 pontos, bem como não ter zerado a redação.
Outros pontos para poder participar são:
não ter concluído um curso superior
ter renda familiar de até 3 salários mínimos
O Fies só é válido para cursos de graduação na modalidade presencial e que tenham conceito maior ou igual a três na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.
E mesmo seguindo o regulamento, os cursos de medicina pode ter variáveis para de adequar às particularidades do curso.
Para saber quais são as instituições de ensino e cursos que participam do Fies é só acessar o formulário de pesquisa do SisFies.
O primeiro passo para se inscrever no financiamento é acessar o Sistema de Seleção do FIES e preencher os dados solicitados. Ao acessar o portal pela primeira vez é necessário informar o seu CPF, a data de nascimento, um endereço válido e por último cadastrar uma senha - que servirá para acessar o sistema em outras ocasiões. Assim que fizer o cadastro, um e-mail será enviado para a confirmação e, partir daí, é possível fazer a inscrição informando os dados pessoais, do curso e da instituição. Saiba mais detalhes de como se inscrever no Fies.
A lista dos alunos selecionados pelo FIES é divulgada no site oficial em uma única chamada, mas também é possível saber se foi selecionado na própria instituição de ensino que tentou a vaga. Caso ainda existam vagas após o período de matrícula da lista de espera, um novo edital é aberto para a oferta das vagas remanescentes. O período de inscrição é separado para os estudantes graduados e não graduados, sendo que estes últimos têm preferência para se inscreverem primeiro. Saiba mais detalhes sobre o resultado do Fies.
Para muitos estudantes, o Fies é uma das maneiras para conseguir entrar na tão sonhada faculdade.
Mas se você não conseguiu uma vaga no financiamento, não se preocupe! Existem outras maneiras de você fazer faculdade pagando apenas 20% do valor da mensalidade.
Como? Confira as bolsas de estudos que a Catho Educação oferece em parceria com as principais instituições de ensino superior do Brasil e conquiste o tão sonhado diploma.
E você também pode conferir o que é melhor: Fies ou bolsa de estudo?
No fim do ano de 2017, foi anunciado o Novo Fies. Dividido em três modalidades, ele possibilita juros zero a quem mais precisa e possui uma escala de financiamento que pode variar conforme a renda familiar de quem se candidata.
Atendimento
Segunda a sexta, das 8h às 20h
Clique aqui e nós te ligamos
© 2019 Catho Educação
Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262
Barueri, SP - 06460-090
CNPJ 03.753.088/0001-00