Resultado Fies 2019

Entenda como funciona o FIES e prepare-se para o grande momento da sua vida

 

Como saber o resultado do Fies?

FIES

Em uma única chamada, o Fies libera o resultado em seu site. Ao terminar o preenchimento das vagas dos candidatos classificados, quem não conseguiu o financiamento pode tentar o benefício por meio da lista de espera.

Lista de espera do Fies

A lista de espera do Fies é liberada de acordo com as vagas dos candidatos que são chamados, mas ou desistem ou não se enquadram nas regras do programa.

Ela é divulgada junto com o resultado da chamada única e é preciso prestar atenção, pois após a divulgação do resultado, o candidato tem somente cinco dias para fazer o processo de pedido do financiamento estudantil.

Vagas remanescentes

Se após a matrícula dos candidatos da lista de espera ainda houver vagas, um novo edital é aberto para as vagas remanescentes. O período de inscrição é diferente para os candidatos não-graduados e graduados.

Processo seletivo do Fies

Ao ver as vagas disponíveis é preciso colocar os filtros de localidade, turno, instituição de ensino e curso, para assim encontrar a vaga que mais se encaixa com o que você quer. Enquanto o prazo de inscrição estiver aberto, o candidato pode alterar o curso escolhido.

Nota de corte do Fies

Cada curso tem um número de vagas disponíveis e a nota de candidatos que se inscrevem. Com isso, o sistema calcula a ordem de seleção e define qual é a nota mínima para as modalidades e turnos.

Classificação no Fies

A classificação é de acordo com a nota do Enem, ou seja, o primeiro colocado é quem teve a maior pontuação - é feito uma média das provas objetivas e da redação.

Candidatos não-graduados têm preferência e se as vagas não forem preenchidas, as pessoas que querem fazer uma segunda graduação são selecionadas.

Caso haja um empate, será selecionado quem tiver a maior nota na redação do Enem. Se ainda assim houver empate, são utilizadas as maiores notas nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, respectivamente.

Resultado do Fies

O resultado do Fies é publicado no site oficial do financiamento em uma única chamada. Você também pode entrar em contato com a instituição de ensino que escolheu para verificar se foi selecionado.

Como contratar o Fies?

Após ser selecionado, o candidato precisa ir ao banco escolhido no SisFies e apresentar os documentos para a formalização do contrato.

Ao se inscrever no SisFies, o candidato tem dez dias para ir ao banco com os documentos necessários. Caso não faça a inscrição no tempo previsto, o benefício é passado para outro candidato.

Documentos necessários para formalizar o contrato:

  • RG

  • CPF

  • Comprovante de residência

  • Documento de Regularidade de Inscrição emitido pela CPSA

  • Documentos do representante legal (para menores de idade)

  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge (quando necessário)

  • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni (quando necessário)

Documentos do fiador:

  • Documento de identificação com foto

  • CPF

  • Comprovante de residência

  • Comprovante de renda (no caso de fiança convencional)

  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge (quando necessário)

Fiador do Fies

Não importa qual o tipo de financiamento foi concedido, é preciso ter um fiador. Ele pode ser alterado durante o processo de aditamento semestral, porém existem algumas regras para ser fiador do Fies, como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa..

Existem dois tipos de fiança: a convencional e a solidária.

Convencional
Neste tipo de financiamento é preciso escolher até duas pessoas físicas e maiores de 18 anos. Elas precisam ter renda suficiente para quitar a dívida do financiamento, caso haja inadimplência.

Solidária
Já neste tipo de financiamento é possível escolher de três a cinco pessoas físicas e seguir algumas regras, como: ser estudante da mesma instituição de ensino que o candidato e não pertencer ao mesmo grupo familiar do candidato.

Uma vez adquirido o financiamento pelo Fies é necessário informar a instituição de ensino da qual fez a matrícula. Se o ano letivo já tiver começado, o Fies passa a ser válido para o semestre seguinte. E quem já estiver estudando pode pedir o ressarcimento das mensalidades no SisFies.

O financiamento do Fies é válido para todo o curso, desde que não aconteça a quebra de contrato e que o aluno faça o aditamento semestral.

O aditamento do Fies é a renovação do contrato para o semestre seguinte. Quem não realizar o aditamento no prazo estipulado pelo sistema perde o financiamento.

Como conseguir uma bolsa de estudos?

Para muitos estudantes, o Fies é uma das maneiras para conseguir entrar na tão sonhada faculdade.

Mas caso você não consiga uma vaga no financiamento, não se preocupe! Você pode conferir as bolsas de estudos que a Catho Educação oferece em parceria com as principais instituições de ensino superior do Brasil e pagar apenas 20% do valor da mensalidade. Aproveite esta oportunidade e conquiste o tão sonhado diploma.

CERTIFICADO SSL100% SEGURO

© 2019 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00