FIES

O que é

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação e tem como objetivo financiar a graduação superior de estudantes que não possuem condições financeiras para investir na sua formação.

Como funciona

Para conseguir o financiamento pelo Fies, o aluno deve estar primeiramente matriculado em uma Instituição de Ensino particular e essa instituição deve ser cadastrada no programa, além de ter avaliação positiva nos processos de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Como se inscrever

O primeiro passo é acessar o Sistema de Seleção do FIES (clique aqui) e preencher os dados solicitados.

Ao acessar o portal pela primeira vez é preciso informar o seu CPF, a data de nascimento, um endereço válido e por último cadastrar uma senha - que servirá para acessar o sistema em outras ocasiões. Assim que fizer o cadastro, um e-mail será enviado para a confirmação e, partir daí, é possível fazer a inscrição informando os dados pessoais, do curso e da instituição.

Para se inscrever no SisFIES (Sistema Informatizado do FIES), o pré-selecionado deve efetivar a inscrição em até cinco dias corridos a partir da divulgação da pré-seleção e informar os dados de financiamento a ser contratado.

Ao concluir a inscrição é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) - órgão responsável na instituição de ensino pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição - em até dez dias corridos a partir do seguinte da conclusão da inscrição. O estudante é o responsável pelo envio das informações para a CPSA.

Uma vez validada as informações, você e o seu fiador devem ir a um agente financeiro (Instituição bancária - Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil) do FIES em até dez dias após a validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Ao fazer a inscrição no SisFIES, é possível escolher a instituição bancária, a agência de sua preferência - o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Quem pode participar

Qualquer pessoa pode participar, desde que:

  • • não tenha concluído um curso superior
  • • tenha renda familiar de até 3 salários mínimos
  • • tenha feito o ENEM, a partir de 2010, e obtido nota mínima de 450 pontos na média e não ter zerado a redação

Como funciona

Com juros que variam até 6,5% ao ano, quem tiver interesse em participar do processo seletivo, as inscrições são feitas somente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES.

Ao conseguir o financiamento, o prazo máximo para utilizá-lo é igual ao período que falta para a conclusão do curso. Ao longo do financiamento o estudante deve pagar, a cada três meses, um valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros sobre o financiamento.

Assim que o aluno terminar o curso de graduação, ele tem 18 meses de carência para começar a pagar, porém, durante esse período, ele continua pagando os R$ 150,00 a cada trimestre. Ao terminar o prazo de carência, o valor pode ser parcelado em até três vezes o período financiado do curso.

Novo FIES

Ao fim de 2017, foi anunciado o Novo FIES. Dividido em três modalidades, ele possibilita juros zero a quem mais precisa e possui uma escala de financiamento que pode variar conforme a renda familiar de quem se candidata.

Primeira modalidade

Cerca de 100 mil vagas com juro zero são ofertadas para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Os gastos desse financiamento serão pagos pela União.

Segunda modalidade

É destinada para os estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. São cerca de 150 mil vagas para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Os gastos de financiamento serão recursos de fundos constitucionais regionais e os riscos de inadimplência serão assumidos pelo banco.

Terceira modalidade

Também dedicada às pessoas com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, os recursos para o financiamento serão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com oferta de aproximadamente 60 mil vagas em todas as regiões do Brasil, o risco de crédito também é do banco.

A sua nota no ENEM não foi o que você estava esperando?
Não se preocupe! Preencha o formulário e saiba como a gente pode te ajudar a entrar na faculdade.

© 2018 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00