SISU 2019

Entenda como funciona o SISU e prepare-se para o grande momento da sua vida

 

O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e teve sua primeira edição em 2010. Nele, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem participou do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é realizado duas vezes ao ano e seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. A seleção acontece sempre no início de cada semestre e a inscrição é gratuita - realizada em uma única etapa pela internet.

A cada edição, as instituições que participam do Sisu ofertam as vagas em seus cursos. Por exemplo, a Universidade do Pará disponibilizou pelo Sisu 20 vagas no seu curso de Administração, em 2017. Ao final do período de inscrições, os candidatos mais bem classificados são selecionados de acordo com o número de vagas ofertadas.

Quem pode participar do Sisu?

Assim como no Prouni, o candidato precisa ter realizado o Enem e não ter zerado a redação, só assim ele pode se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição nos cursos. Entretanto, no momento da inscrição, se a nota não for suficiente, o sistema envia uma mensagem com a informação.

O estudante que já for matriculado em uma instituição de ensino superior pública também pode participar do Sisu, desde que tenha feito o Enem 2018. Porém, ele não pode ocupar as duas vagas ao mesmo tempo. Neste caso, será preciso escolher um dos dois cursos.

Inscrição no Sisu

Inscrição no Sisu

Para se inscrever no Sisu é preciso utilizar o número de inscrição do Enem 2018. Ela é realizada somente via internet, na página do Sisu, e não possui taxa de cobrança.Para entrar no sistema, basta digitar o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Saiba mais sobre como é a inscrição no SISU.

Resultado e matrícula do Sisu

Resultado e matrícula do Sisu

O candidato pode ver o resultado do Sisu na própria página no programa, nas instituições que estão participando e na Central de Atendimento do MEC. Ao ser selecionado pelo Sisu, é preciso verificar com a instituição de ensino que foi aprovado, o local, horário e procedimento para a matrícula. O prazo para fazer a matrícula é definido no cronograma do Sisu. Saiba mais detalhes sobre o resultado do Sisu.

Notas do Enem no Sisu

Assim que o candidato coloca o número de inscrição e senha do Enem 2018 para entrar no site do Sisu, o sistema recupera automaticamente suas notas do exame.

Algumas Instituições de Ensino utilizam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando isso acontece, o próprio sistema faz o cálculo automaticamente e uma nova nota é apresentada ao candidato. Por conta disso, é possível que o mesmo candidato tenha notas diferentes para o mesmo curso ou para cursos diferentes.

Veja mais em: Tudo sobre o Enem

Nota de corte Sisu

Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso. Ele se baseia no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso.

Vale lembrar que neste caso, a nota de corte não é garantia de seleção para a vaga ofertada. A nota de corte só é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Sabemos que a nota de corte do Sisu só é liberada depois que termina o período de inscrição.

Porém, de um ano para o outro, as notas de corte têm ficado muito próximas e com variações mínimas. Confira algumas delas:

  • Administração – entre 550 e 700 pontos

  • Arquitetura e Urbanismo – entre 650 a 750 pontos

  • Ciências Biológicas – entre 600 e 700 pontos

  • Ciências Contábeis – entre 600 e 700 pontos

  • Direito – entre 650 e 800 pontos

CERTIFICADO SSL100% SEGURO
Formas de pagamento:

© 2018 Catho Educação

Catho Online Ltda. Alameda Juari, 262

Barueri, SP - 06460-090

CNPJ 03.753.088/0001-00