fbpx

Avaliação de desempenho: como usar essa ferramenta em sua empresa

É fundamental que as empresas realizem regularmente a avaliação de desempenho para promover a melhoria contínua de seus colaboradores. Por meio desta ferramenta, é possível identificar pontos de atenção e levantar insumos para dar feedbacks periódico aos colaboradores.

Essa prática pode aumentar o envolvimento e a motivação dos funcionários em sua empresa, porque eles percebem que o desempenho é avaliado e que o esforço é reconhecido, o que impulsiona a produtividade e consequente geração de resultados para a empresa. Por isso, sua importância é cada vez mais reconhecida.

A pesquisa da Catho sobre as principais tendências de RH para 2020 demonstrou que implementar um programa de avaliação de desempenho é a prioridade máxima dos profissionais da área para este ano.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e como aplicar na sua empresa.

O que é avaliação de desempenho?

Por meio da avaliação de desempenho, o gestor ou líder avalia o comportamento e o trabalho de um colaborador para constatar se sua postura individual ou coletiva está de acordo com a cultura da empresa. Seus resultados fornecem elementos mais objetivos de análises e trazem mais clareza, tanto para líder, quanto para liderados. Os gestores podem dar um feedback mais preciso sobre a execução das tarefas dos colaboradores, que sabem como sua performance será medida.

Os objetivos dessa ferramenta de RH são muitos, como:

  • Elaborar promoções com base em competência e desempenho;

  • Avaliar a performance em período experimental;

  • Identificar a necessidade de treinamentos específicos;

  • Decidir sobre um aumento salarial;

  • Deixar claro para os colaboradores qual é a sua posição na empresa e o que precisa ser melhorado para galgar maiores salários.

Esse movimento permite, entre outros benefícios, aperfeiçoar dificuldades, identificar pontos de melhorias, reconhecer bons resultados, etc.

Métodos de avaliação de desempenho

Existem diferentes tipos de métodos de avaliação de desempenho. Cabe a cada empresa identificar qual ou quais deles podem ajudar a obter insights de várias perspectivas para ajudá-la a formar uma opinião imparcial e centrada no desempenho dos colaboradores.

Os 4 métodos de avaliação mais usados:

1- Autoavaliação: o próprio colaborador se avalia;

2- Avaliação direta (90º): líderes e RH fazem a análise diretamente com os colaboradores de sua equipe;

3- Avaliação conjunta (180º): gestores avaliam seus colaboradores enquanto também são avaliados por eles;

4- Avaliação 360º: esse método leva em consideração a avaliação de colegas, gestores e superiores imediatos para compreender não apenas a performance individual, mas a relação de cada um com os outros colegas.

Mesmo que caiba a cada empresa determinar o método de avaliação de desempenho que está mais de acordo com suas diretrizes, alguns passos são importantes:

5 etapas para o sucesso na implementação da avaliação de desempenho 

  1. Defina o método

Para essa primeira etapa, é importante conhecer os objetivos e necessidades da empresa para definir o tipo de avaliação de desempenho (autoavaliação; avaliação direta, avaliação conjunta, avaliação 360º). Também é hora de definir a periodicidade da avaliação, que pode ser bimestral, trimestral, semestral ou anual.

Tenha em mente que o objetivo principal é coletar informações relevantes, com o máximo de precisão.

  1. Defina indicadores e métricas objetivas

Para ter sucesso em uma avaliação de desempenho, estabeleça regras e métricas claras e objetivas. As regras, como os pontos que serão avaliados, e os indicadores, precisam ser fáceis para que os colaboradores possam observar sua evolução e se esforçar rumo ao atingimento das metas.

  1.  Comunique os envolvidos

Depois de definir a metodologia e os indicadores indispensáveis para a avaliação de desempenho, comunique a todos os envolvidos sobre os padrões estabelecidos. Se a equipe não estiver a par do funcionamento da avaliação de desempenho, eles podem entender a mensagem de forma errada. Deixe claro para todos os benefícios e a importância desse novo processo.

  1. Análise da evolução

O quarto passo para implementar a avaliação de desempenho com sucesso na sua empresa é analisar constantemente a evolução dos colaboradores e de suas metas, assim, é possível saber se foram cumpridas e/ou as dificuldades encontradas no caminho.

Ao apurar se há ou não evolução do time, é preciso identificar o que deu errado e corrigir a rota, aplicando um novo método de avaliação. As revisões devem ser formas de identificar problemas para corrigi-los e não punir ou demitir alguém.

  1. Forneça feedback

Avaliação de desempenho exige um feedback para aqueles que participaram. Esse é o resultado da avaliação, que pode ser tanto positivo, quanto negativo. A transparência e o diálogo são fundamentais nesta etapa, para que o avaliado possa receber estímulo e orientação para melhorar seu trabalho. O feedback é um passo importante na conclusão do ciclo de avaliação, por isso não deve ser muito demorado desde a data de aplicação da avaliação.

Cada vez mais a área de Recursos Humanos desempenha papel estratégico nas organização. Afinal, cabe a ela atrair e reter os talentos que fazem da empresa um sucesso ou fracasso. Implementar os métodos que permitem a melhoria contínua de seus colaboradores é fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

Gostou de saber mais sobre a avaliação de desempenho e como ela pode ser aplicada na sua empresa? Acesse o blog e leia também o artigo Como evitar rotatividade de profissionais em 5 passos.

Pacote de benefícios para atração e retenção de talentos

Por que buscar o selo GPTW?

Catho busca parceiros para ação social