Como otimizar tempo no recrutamento e seleção?

Como otimizar tempo no recrutamento e seleção

Você já pensou em diferentes maneiras de tornar a rotina da área de Recursos Humanos mais dinâmica e produtiva? Certamente, otimizar tempo no recrutamento e seleção é uma delas. 

Mas, afinal, qual é o melhor caminho para tornar o processo seletivo mais assertivo, simples e rápido?  

Para te ajudar, produzimos este post com algumas tendências e dicas que podem descomplicar e agilizar a seleção de novos profissionais. Confira! 

Investir em tecnologia

Essa é uma ótima maneira de otimizar tempo no recrutamento e seleção. Cada vez mais, gestores e profissionais de Recursos Humanos apostam em soluções tecnológicas para acelerar a contratação de colaboradores. 

Diante do aumento das demandas de contratação, muitas vezes em um cenário de força de trabalho e orçamento limitados, o uso da tecnologia favorece o ganho de tempo e de velocidade. Isso porque o recrutador tem à disposição o acesso fácil ao perfil de candidatos ideais, que podem ser chamados para os processos seletivos com rapidez e agilidade. 

Assim, a tecnologia aparece como uma grande aliada do setor de RH, que trabalha dedicado para contratar pessoas qualificadas para integrar o time da empresa. 

Adotar boas práticas para otimizar tempo no recrutamento e seleção

Muito além de investir em tecnologia e contar com novos recursos e funcionalidades, é preciso revisar o processo seletivo, desde o planejamento da abertura da vaga. Confira, a seguir, boas práticas que podem ajudar você a simplificar e otimizar a seleção de novos talentos!

1. Planejamento

Antes de começar o processo de recrutamento e seleção, é fundamental que você se dedique ao planejamento das contratações. Assim, é possível ter uma previsibilidade, inclusive orçamentária, de quando será preciso focar esforços para ampliar o seu time.

Nesta fase, é importante definir também o perfil desejado para cada cargo, tendo em mente as características do profissional ideal e o alinhamento com a cultura da empresa.

 

Adotar boas práticas para otimizar tempo no recrutamento e seleção

 

2. Cronograma

Esse é outro aspecto que você deve definir previamente, para otimizar tempo no recrutamento e seleção. Afinal, não tem nada pior do que aqueles processos seletivos que se arrastam, sem perspectiva de conclusão. 

Portanto, elabore, previamente, um cronograma com datas definidas para abertura de vaga, anúncio, etapas de seleção – como entrevistas, dinâmicas e testes – e, por fim, divulgação de resultado. Esse cuidado otimiza tempo do RH e dos candidatos, orientando todos os envolvidos e tornando o processo mais transparente. 

3. Organização e controle 

Ao ter um cronograma bem definido, é preciso deixar os currículos organizados para te ajudar nas etapas do processo seletivo, além de manter os membros da equipe de RH cientes de tudo o que o está acontecendo. 

Com a solução Recrutamento Perfeito, você consegue, por exemplo, colocar o perfil dos candidatos em pastas virtuais de acordo com a etapa e compartilhar o acesso com o time. Desse modo, é possível garantir que todos os envolvidos no recrutamento acompanhem a seleção e conheçam os candidatos. 

Os profissionais da área podem, por exemplo, convidar novos candidatos para entrevista, usando a ferramenta. Enquanto isso, os demais colegas acompanham essas movimentações na plataforma e interagem com o recrutador responsável, se preciso. Tudo isso on-line, de maneira simples, fácil e rápida! 

4. Plataforma de recrutamento

O uso inteligente da tecnologia pode agilizar muito o processo de recrutamento e seleção. Isso porque muitos sistemas de gestão já oferecem os melhores recursos para simplificar o dia a dia dos recrutadores.

Portanto, investir em uma plataforma como o Recrutamento Perfeito é uma excelente alternativa para otimizar tempo no recrutamento e seleção.

Na prática, a solução tecnológica da Catho Empresas, auxilia recrutadores com uma série de funcionalidades diferentes. A ferramenta oferece acesso a um banco de currículos completo, com 25 filtros avançados, que encurtam o caminho em busca do profissional ideal.

Usando as funções dessa solução, o recrutador tem condições de otimizar o tempo de triagem, já que os filtros facilitam a classificação dos currículos que têm maior aderência à vaga. 

Vale destacar ainda outra possibilidade:o recrutador pode, por exemplo, montar uma pasta com os currículos selecionados para determinada vaga e mantê-la acessível para o time do RH. 

Assim, quando for preciso contratar novamente para aquele cargo, os recrutadores já têm um ponto de partida, ou seja, currículos filtrados para começar uma nova seleção. Mais tempo e produtividade para os profissionais da área!

 

Agora que você já conhece os melhores recursos para otimizar tempo no recrutamento e seleção, é hora de conferir o que é necessário para um contrato perfeito. Produzimos um artigo para orientá-lo! Descubra, neste post quais aspectos requerem atenção ao contratar um profissional.

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