fbpx

Contratar as pessoas certas é um dos desafios do empreendedor

Ter um negócio próprio é, ao contrário do que muita gente pensa, um desafio e tanto. Apesar de ser uma realização, empreender pode trazer algumas dores de cabeça que, claro, podem ser contornadas com planejamento.

Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas, listou algumas das maiores dificuldades que é preciso enfrentar quando se comanda um negócio próprio.

Manter a disciplina

Não ter um chefe que impõe horários e delega trabalhos não significa não ter tarefas para fazer.  Por mais que possa parecer tentador poder sair a qualquer hora sem dar satisfações, ir trabalhar somente quando quer, é necessário disciplina para o trabalho. O segredo é se planejar e organizar todos os horários, tanto de trabalho quanto de lazer, assim dá para fazer tudo sem prejudicar o andamento dos negócios.

Contratar as pessoas certas

Em uma pequena empresa, os funcionários podem passar por situações novas e diferentes a cada dia. Por isso, é importante que eles sejam flexíveis para se adaptar às mudanças que podem vir a acontecer, é importante que o candidato esteja pronto para desafios e acredite no futuro do negócio. Achar esses profissionais pode ser o maior desafio nesse momento. A dica é começar anunciando a vaga de forma completa e transparente, descrever o clima da empresa e especificar que é preciso estar disposto a enfrentar um novo desafio é um exemplo.

A Catho tem à disposição das empresas, uma equipe para anunciar suas vagas, orientando sobre as melhores práticas e colocando o anúncio no site. Além disso, buscar currículo da base de currículo da Catho pode ser outro caminho para ser assertivo nas contratações. Para saber mais, acesse www.cathoempresas.com.br

Conciliar o lazer com o trabalho

Um dos maiores desafios para os novos empreendedores é controlar o tempo, muitos acabam focando apenas na empresa, deixando o lazer de lado. Por mais que um negócio no início precise de um pouco mais de dedicação, é muito importante dedicar um tempo ao lazer, à família e aos amigos. Além de ser benéfico para a saúde do empreendedor, isso também é positivo para o negócio, já que ele voltará ao trabalho revigorado.

Para conseguir ter tempo para tudo, um bom planejamento faz toda a diferença. Tenha uma agenda, seja ela de papel ou um aplicativo no computador ou celular, e registre todos os compromissos, priorizando os mais importantes. Dessa forma fica mais fácil conseguir se dedicar aos negócios sem prejudicar a sua vida pessoal e vice-versa.

Administrar o capital

Uma empresa não precisa apenas de dinheiro para ser criada, mas também de capital de giro para cobrir as despesas de seu funcionamento até que comece a dar lucros, o que costuma demorar alguns meses. Por isso, planeje-se para administrar o capital do seu negócio mantendo o foco nas prioridades.

Seleção de currículos: como fazer uma análise perfeita

Mitos e Verdades sobre o Recrutamento na Era Digital

Veja dicas para gerenciar currículos de forma eficiente