5 dicas para entrevistar candidatos

5 dicas para entrevistar candidatos

O desafio de encontrar o profissional ideal para uma vaga envolve várias etapas. Não se trata, somente, de selecionar candidatos, perguntar sobre conhecimentos específicos e decidir. Para obter sucesso na contratação, outros cuidados são importantes. 

Sabendo isso, para ajudar nesse desafio, preparamos uma série de dicas na hora de entrevistar os candidatos e garantir maior assertividade na escolha. Confira, a seguir. 

Primeiros passos: o que não pode faltar no processo de seleção

Para realizar uma boa entrevista, e dessa forma ser mais assertivo na escolha do profissional para a vaga, alguns itens se tornam primordiais. São eles: 

  • Ter a descrição do perfil profissional que procura
  • Preparar a entrevista com a abordagem correta 
  • Montar um roteiro para a entrevista 
  • Realizar as anotações mais relevantes
  • Dar retorno aos candidatos

Para  te ajudar nessas  etapas, vamos explicar o que é necessário em cada uma delas, de maneira que você possa organizar e otimizar o processo seletivo. 

#1 Tenha a descrição do perfil que procura

Para iniciar o processo de recrutamento e seleção, é preciso entender exatamente qual o profissional  que procura. Ou seja, é necessário ter um perfil bem definido para atrair os candidatos que mais se encaixam na vaga.

Se está perfeitamente claro para você qual é o perfil profissional que necessita para preenchimento da vaga, a seleção de candidatos, assim como o momento da entrevista, serão bem mais certeiros, sem riscos de você se perder no meio do processo.  

Portanto, pontue exatamente quais são as atribuições para a função, pré-requisitos necessários, assim como responsabilidades do cargo e a postura e comportamento esperados do profissional. 

Por exemplo: se você precisa de um secretário que auxilie no atendimento ao público e na organização da agenda de reuniões, é necessário que o novo colaborador entenda de informática e internet, para atualização de agendamento online. Assim como ter um perfil dinâmico, para resolver questões mais urgentes, ou, então, que saiba se comunicar bem, para entrar em contato com outras pessoas.

 

Conte com a ajuda da tecnologia para a busca 

Com o perfil bem definido, sua busca será bem mais objetiva. Se tiver à disposição ferramentas específicas de recrutamento e seleção, a triagem de currículos pode ser otimizada, simplificando a análise dos perfis, o recebimento de inscrições e o agendamento de entrevistas. 

Ou seja, a solução tecnológica ideal pode garantir sucesso na contratação. Isso porque ela permite que você utilize o banco de currículos, crie filtros na busca e analise as opções apresentadas. O Recrutamento Perfeito, ferramenta da Catho Empresas, por exemplo, dispõe de 25 filtros avançados que ajudam você a encontrar o perfil do profissional ideal para o preenchimento da vaga. 

#2 Prepare a entrevista com a abordagem correta

Como você já definiu quais são os pontos relevantes para o perfil do profissional que deseja contratar, é hora de formular questões a partir desses apontamentos. Portanto:

  • Se for necessário um conhecimento específico, questione se o candidato atende a esses pontos e qual o nível de domínio sobre o tema;
  • Caso a vaga exija um perfil comunicativo, pergunte se o profissional gosta de conversar com outras pessoas; 
  • Se a vaga exige horários diferenciados ou viagens, verifique se o candidato tem essa disponibilidade. 

Além da entrevista, dinâmicas em grupo e prova de conhecimento teórico também são algumas das ferramentas que você pode usar para a seleção do novo colaborador. 

É importante se preparar para o momento da entrevista, reservando dias e horários para se dedicar a esta ação. Também é necessário ter uma sala ou espaço disponível para a conversa. 

Vale lembrar que é interessante ser flexível quanto aos horários para entrevista, afinal, o candidato pode estar em atividade em outra empresa. Portanto, se o currículo é interessante e o perfil do inscrito se destaca, vale tentar ajustar o horário para conhecê-lo. 

#3 Elabore um roteiro para a entrevista 

Para não correr o risco de esquecer as perguntas ou pontos relevantes, é necessário criar um roteiro. Assim, é possível seguir ponto a ponto, sem deixar nada passar despercebido, e tendo começo, meio e fim. 

Separar um tempo para organizar os questionamentos é a melhor estratégia para um resultado mais assertivo. Vale lembrar também que é importante ser objetivo nas perguntas, sem rodeios. Afinal, se forem indagações muito confusas podem resultar em respostas com o mesmo nível de subjetividade. 

É importante falar sobre a empresa, seus valores, além de informar mais detalhes sobre a vaga. Além disso:

  • Perguntas pessoais, pedindo para contar um pouco mais sobre o candidato, podem ajudar no início da conversa, para que ele se sinta mais à vontade;
  • É fundamental fazer questionamentos além do óbvio do que está no currículo. Portanto, se o candidato diz ter conhecimento em algo técnico, procure entender quanto ele sabe sobre. Esse é o momento de perguntar a ele como foram suas experiências anteriores: assim você terá uma noção do nível de preparo do profissional;
  • Ao final da entrevista, informe a previsão para fechamento da vaga,  quando será dado um retorno sobre ou as próximas fases;
  • É importante deixar espaço aberto para que o candidato também faça perguntas. 

Elabore um roteiro para a entrevista

#4 Faça anotações relevantes

No momento da entrevista, faça anotações sobre o candidato, de maneira que te ajudem na escolha do melhor perfil para vaga. Nem todas as informações relevantes, específicas para o cargo, estarão no currículo. Portanto, anote tudo que for interessante, para não correr o risco de esquecer. 

#5 Dê retorno aos candidatos

Durante o processo de seleção, deixe claro para o candidato a data prevista para o fechamento da vaga. Se a seleção tiver outras etapas, informe a ele quando será dado o retorno, indicando se ele avançou ou não para a próxima fase.

Feita a escolha do candidato ideal, faça um contato rápido com todos aqueles que participaram do processo seletivo. Seja por telefone ou e-mail, é necessário dar um feedback sobre o resultado da vaga, sendo ele positivo ou negativo.

Dê retorno aos candidatos

Agora que você já sabe como realizar a melhor entrevista para encontrar o profissional ideal é hora de colocar as orientações em prática. 

Com essas dicas, o processo de entrevista será muito mais assertivo!  Se estiver na etapa de atração e busca de currículos, e precisar de ajuda, pode contar com a Catho Empresas, que tem a solução ideal!

 

Como otimizar tempo no recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente?

Contrato de trabalho: descubra o que não pode faltar ao…