O desafio de gerenciar a geração Y (Millennials)

Administrar de forma eficaz os talentos é, sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas para obterem vantagem competitiva frente aos competidores. Contratar e reter as pessoas certas para o negócio tem sido uma tarefa primordial das áreas de Recursos Humanos nas organizações. Diante disso, os diretores de RH têm uma preocupação: como as empresas vão lidar com uma nova geração de pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e que têm um perfil completamente diferente da atual força de trabalho?

A inovação tecnológica está promovendo mudanças constantes no ambiente de trabalho. Graças às novas tecnologias e à crescente entrada no mercado de trabalho de jovens da geração Millennials, também conhecida pela geração Y – nascidos entre 1980 e 2000 -, a relação entre o empregador e o empregado está sendo totalmente redefinida. E a empresa que não acompanhar esse processo pode perder ou deixar de contratar novos talentos.

Estima-se quem em 2025, 70% da força de trabalho no mundo será composta pelos Millennials. E eles possuem necessidades específicas: exigem um modelo de trabalho mais flexível, precisam entender o real significado de seu trabalho e seu papel dentro da organização e necessitam de um poder maior de engajamento da empresa, ou seja, querem fazer parte de projetos e receber feedbacks rápidos de seus gestores.

É necessário, ainda, um desenvolvimento dos recursos humanos personalizado. As empresas devem elaborar planos específicos de carreira, de acordo com as habilidades de cada funcionário, e oferecer modelos flexíveis de trabalho. Os gerentes precisam conhecer os pontos fortes, as necessidades e os sonhos dos membros de sua equipe e saber como apoiar e incentivar cada um.

Ao lidar com uma geração tão conectada globalmente e com acesso ilimitado a informações e oportunidades, o desafio nas organizações é gerar um ambiente de trabalho que engaje os jovens trabalhadores e garanta condições favoráveis para o seu comprometimento com a missão da companhia. A sua empresa está preparada para os Millennials?

 

* Marcelo Carvalho é diretor de Recursos Humanos da SAP Brasil

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