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Perfil do empreendedor de sucesso

Quem nunca quis ter seu próprio negócio ou fazer carreira em uma grande empresa? Sonho de grande parte dos brasileiros, o sucesso profissional está ao alcance de todos, mas para chegar lá é preciso assumir atitudes que fazem a diferença e adotar um perfil comportamental ‘campeão’.

“Um empreendedor de sucesso é quem realiza uma visão e articula os recursos necessários para realizá-la”, explica Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP. Segundo ele, empreender significa aproveitar as oportunidades que surgem para apresentar soluções e produtos atrativos para o cliente, ou seja, é a própria trajetória do empreendedorismo.

“Você tem que dar um jeito para fazer acontecer. O empreendedor deve oferecer algo quando as pessoas querem comprar e podem pagar, aproveitando as oportunidades, fazendo a empresa crescer, tendo remuneração sobre o investimento feito (lucro) e gerando contribuições para a sociedade por meio das ações da própria empresa”, analisa.

10 comportamentos-chave

Para ajudar os profissionais a trilharem caminhos de sucesso, o Sebrae elegeu os 10 comportamentos essenciais para se tornar um empreendedor vitorioso. “São características estudadas há muitos anos por cientistas e objetivam ser referência para as pessoas. As pessoas devem entendê-las e se auto-analisarem, porque todos têm um pouco delas e podem melhorar em todas elas”, completa Renato.

Ficou curioso? Confira a seguir quais são estes perfis comportamentais e seus significados.

Busca de oportunidades e iniciativa: É a capacidade de estar sempre antenado, verificando o que está acontecendo ao redor para perceber oportunidades de negócios e maneiras de viabilizá-las. Ser curioso, interessado e conectado a coisas e pessoas diferentes para desenvolver novos produtos e serviços e propor soluções inovadoras.

Persistência: Como empreender não é um mar de rosas, você precisa ter resiliência e perseverança para enfrentar as dificuldades, a partir da vontade de realizar aquilo que acredita e buscando o sucesso a todo custo.

Persuasão e rede de contatos: Firmar uma rede de relacionamentos interpessoais, com pessoas que o ajudem a atingir seus objetivos e a resolver problemas é importantíssimo. Além disso, você precisa ter uma comunicação assertiva que conquiste as pessoas e as façam viver o seu sonho.

Comprometimento: Qualidade de quem dispensa esforço e boa vontade em prol da qualidade do produto e serviço e dos detalhes do empreendimento. Quem quer ver o negócio dar certo, deve ser comprometido e fazer o que for necessário para chegar ao resultado esperado.

Qualidade e eficiência: É a paixão pelos resultados, a partir da decisão de fazer sempre e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade nos detalhes. O negócio tem de suprir e se realizar.

Correr riscos calculados: É a ponderação, qualidade muito importante porque dá a dimensão da sua afeição ao risco. O empreendedor não é um jogador da sorte – ele quer correr riscos, mas com grandes chances de ganhar. Assim, você precisa estudar as situações e planejá-las, para tomar uma boa decisão.

Definição de objetivos: É estabelecer com clareza as metas e os objetivos de curto e longo prazo. Orientado pelas metas, você saberá aonde quer chegar a determinado tempo.

Planejamento e monitoramento sistemático: Planejar e dividir as tarefas com prazos definidos, prevendo todo o caminho que você quer traçar para alcançar seu objetivo, enquanto mantém registros financeiros para tomadas de decisão e acompanhamento de correções necessárias.

Busca de informação: A pesquisa e a exploração de informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes são os caminhos para você perceber as oportunidades e os eventuais riscos do negócio.

Independência e autoconfiança: Características que movem todas as anteriores, elas fazem a diferença e dão ao empreendedor condições de fazer sua trajetória, muitas vezes solitária, com confiança na capacidade pessoal de obter bons resultados.

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