fbpx

Perfil do Empreendedor Brasileiro

O movimento empreendedor no Brasil cresce a cada ano e a tendência é aumentar mais. Além do sonho de muitos profissionais de serem chefes de si mesmos, algumas ações do governo incentivam a criação de novos negócios e impulsionam a atividade no país.

Segundo o especialista em empreendedorismo digital Alan Pakes o empreendedorismo é visto como uma forma de conquistar sonhos profissionais. “As pessoas enxergam no empreendedorismo a oportunidade de ter mais liberdade em suas vidas, sendo donas de seus próprios destinos, ao invés de cumprir ordens de um chefe em uma empresa, seja ela pública ou privada.”

A grande questão é que ser empreendedor é muito diferente de ser empregado. A mentalidade é praticamente oposta. Enquanto o empregado está lá para cumprir tarefas e responsabilidades geralmente estipuladas por sua empresa, o empreendedor tem que pensar no futuro da organização. O empregado vive mais o hoje, o dia a dia. O empreendedor tem que viver o amanhã, o futuro.

Só que essa é uma visão que a maioria dos empreendedores, especialmente os novos, não tem. O resultado dessa falha de visão é que grande parte dos empreendedores acabam se tornando empregados deles mesmos. Isso gera um enorme problema. O empreendedor acaba se preocupando apenas com o hoje, com o dia a dia e esquece o pensamento estratégico, a visão de futuro.

As empresas formadas por esses empreendedores com mentalidade de empregado ficam à deriva, sem direção e com isso a chance de insucesso é gigantesca, como comprovam as estatísticas de mortalidade empresarial.

Qual o caminho ideal para um empreendedor?

Inovação! Este é o caminho certo para um empreendedor, o empreendedor brasileiro é criativo e quando sabe transformar essa criatividade em inovação, que é uma peça fundamental para sustentabilidade de uma empresa, tem mais chance de ver seu negócio prosperar.

Em resumo: o ideal é que o empreendedor brasileiro use sua criatividade visando a inovação e prepare sua mente para pensar e agir com visão estratégica, ao invés de cair da armadilha de viver apenas o dia de hoje, sem planejamento algum do futuro.

Um empreendedor deve estar ciente que, a princípio, o seu negócio dependerá apenas dele, por isso é fundamental ter visão sistêmica, ou seja, enxergar o empreendimento como um todo e estar preparado para altos e baixos do seu novo dia a dia.

Validação do laudo médico PcD: quer descobrir como a Catho…

Dicas para o RH auxiliar na gestão de carreiras dos…

6 mitos sobre a acessibilidade que você e sua empresa…