Recrutamento e seleção: 4 tendências para seguir

A transformação digital avança a passos largos e vem gerando impactos em todas as áreas de atuação. Do marketing ao atendimento médico, as inovações disruptivas trazem uma série de novas possibilidades, aproximando as pessoas da tecnologia e simplificando ações. Com o RH não seria diferente. O processo de recrutamento e seleção também está sendo reinventado.

Diante desse novo momento, as empresas vêm buscando investir em ferramentas modernas, que sejam capazes de simplificar e otimizar os processos. Cada vez mais, tendências inovadoras para o processo seletivo se destacam. Desde o uso de novas tecnologias, como o Big Data e a Inteligência Artificial (IA) até os novos métodos de entrevista, todas as tendências contribuem para a inovação no processo recrutamento e seleção.

Quer conhecer algumas dessas tendências? Continue lendo o artigo!

Seleção otimizada com Inteligência Artificial (IA)

Com a Inteligência Artificial (IA) em constante desenvolvimento, essa tendência se consolida cada vez mais como uma das práticas estratégicas de RH, que promete otimizar o processo de recrutamento e seleção tanto para gestores da área como também para os candidatos.

Muitos profissionais da área já apostam nessas alternativas e planejam incorporá-las. O uso de ferramentas inovadoras de seleção e entrevistas, como triagem automatizada e softwares, que analisam o tom da voz do candidato, já é realidade em algumas empresas e está nos planos de outras.

Cada vez mais, as organizações vêm investindo na incorporação de novos modelos nos processos de RH. A tecnologia aparece como uma ferramenta facilitadora que otimiza muito cada etapa do processo seletivo.

Automação nos processos de recrutamento

Em um futuro pouco distante, a automação de processos, baseada em IA, deve simplificar tarefas e atividades feitas pelos recrutadores. Ler currículos, selecionar candidatos e responder automaticamente aos profissionais serão algumas das funções terceirizadas para o sistema.

Entre os recrutadores e gestores de RH prevalece a certeza de que a inteligência artificial é uma das tendências de maior impacto no processo de recrutamento e seleção. Ela promete facilitar várias atividades e tarefas, como:

  • Abastecimento de candidatos nos bancos de dados;
  • Triagem de candidatos;
  • Orientação aos candidatos e agendamento de atividades;
  • Realização de entrevista com candidatos.

Competências interpessoais em foco

A avaliação das competências interpessoais aparece como a principal tendência para os processos de recrutamento e seleção dos próximos dez anos.

Para os gestores, observar a habilidade de manter boas relações interpessoais pode ajudar a identificar se o profissional tem, de fato, perfil para determinada vaga. Mesmo para os cargos que não exigem se relacionar muito com as pessoas ou com o público, essa habilidade já é considerada indispensável.

Mapeamento comportamental permite avaliação de perfil

Essa é uma das tendências que promete tornar o processo de seleção muito mais assertivo. Isso porque ela permite que o recrutador conheça melhor o candidato. Ou seja, fornece elementos para que ele identifique se o perfil do profissional está alinhado à demanda e aos valores da organização.

Para tanto, as ferramentas que permitem ao gestor de RH fazer a análise de mapeamentos comportamentais são indispensáveis. Com técnicas como testes, entrevistas e dinâmicas em grupo e até simulações, é possível mapear vários aspectos, como modelo mental, preferências, motivações e restrições de cada um.

Se você pensa que essa jornada rumo à inovação e a incorporação de novas tendências pode ser complexa, saiba que está muito enganado. Com a solução Recrutamento Perfeito da Catho Empresas, você tem acesso aos melhores recursos de recrutamento e seleção, incluindo a Triagem Automática, uma sugestão automática de candidatos de acordo com o perfil da sua vaga.

As tarefas corriqueiras, como envio de mensagens e convites para entrevistas também podem ser feitas na plataforma. É a melhor solução para tornar o processo de recrutamento e seleção mais simples e eficaz. Conte com a Catho Empresas e surpreenda-se!

Como otimizar tempo no recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente?

Contrato de trabalho: descubra o que não pode faltar ao…