Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente?

Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente

Quando a empresa conquista um ritmo constante de crescimento, logo, ela também abre novas vagas de emprego com mais frequência. Seja para preencher cargos recém-criados ou substituir funcionários que deixam a organização, o fato é que, neste contexto, o processo de recrutamento e seleção precisa funcionar muito bem.

Sabendo disso, possivelmente você já ficou em dúvida entre terceirizar ou fazer a contratação internamente. É claro que existem vários prós e contras e, por isso, vamos lhe ajudar a entender melhor os dois modelos. 

Vale destacar que ter uma área de Recursos Humanos tende a ser muito mais estratégico e assertivo. Com um processo de recrutamento e seleção  conduzido internamente, é possível, por exemplo, identificar o candidato ideal para a vaga, que, ao mesmo tempo, tenha o perfil com alta aderência à cultura organizacional.

Além disso, quando a empresa tem uma área de RH interna, ela também consegue atuar com mais foco na retenção de talentos, proporcionando maior satisfação aos profissionais.

Em suma, os ganhos de um processo interno de recrutamento e seleção impactam na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, fortalecendo a competitividade da empresa.  

Quer conhecer mais vantagens de fazer o processo internamente ou terceirizar? Continue a leitura! 

#1 Na prática: como funciona a terceirização?

Basicamente, a terceirização do trabalho consiste em um processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço. Ou seja, ela deixa de admitir profissionais individualmente e passa a contar com as entregas dos colaboradores da empresa parceira. 

Ao terceirizar, portanto, se estabelece a relação B2B, ou seja, business to business (de empresa para empresa).

Para a demanda de recrutamento e seleção, muitas empresas têm optado por essa modalidade, contando com o suporte de uma organização especializada em contratação de pessoal ou de um headhunter, consultor que busca novos talentos.

#2 Quando vale a pena manter o processo de recrutamento e seleção interno? 

Para essa pergunta, não existe uma resposta exata. Isso porque a escolha pode variar de empresa para empresa. De todo modo, fazer o processo seletivo interno tende a ser muito mais prático e econômico. 

Além disso, a empresa tem a vantagem de gerenciar todo o processo, mantendo-o alinhado aos valores, à visão e à cultura da organização.  

O fato é que se você optar por manter uma área com recrutadores experientes, em vez de terceirizar, sua empresa pode obter muitos benefícios. Veja, a seguir, alguns deles:

  • Definir o perfil ideal do profissional para o cargo internamente;
  • Conhecer pessoalmente cada candidato e apresentar a ele a história, missão, visão e valores da empresa;
  • Proporcionar aos gestores de área participação e acompanhamento no processo de seleção;
  • Aplicar testes de conhecimento e comportamentais, acompanhando de perto o desempenho dos candidatos;
  • Monitorar resultados das técnicas aplicadas nos processos seletivos, visando  melhorias constantes;
  • Aumentar a transparência na seleção, uma vez que todas as fases são conduzidas internamente.
  • Construir um vínculo com o colaborador, que começa ainda no processo seletivo e deve ser fortalecido, para reter os talentos. 

Para otimizar os processos seletivos da sua empresa, é possível contar com a tecnologia como grande aliada. Com uma plataforma como o Recrutamento Perfeito é possível fazer essa seleção internamente, sem qualquer dificuldade ou limitação. 

 

Quando vale a pena manter o processo de recrutamento e seleção interno?

 

#3 Solução para agilizar o processo de recrutamento e seleção

Para as empresas que fazem os processos seletivos internamente, existem diversas soluções que apoiam na hora de encontrar o profissional ideal, com mais rapidez e a agilidade. 

Com a solução Recrutamento Perfeito, plataforma da Catho Empresas, você tem acesso a uma série de recursos, desde um banco com mais de 8 milhões de currículos à diversos filtros de busca,  para que você encontre o profissional com maior aderência aos requisitos da vaga. 

Se você tiver pressa para a contratação, o recurso de recomendação automática é perfeito. Ele seleciona os melhores currículos, considerando todos os requisitos informados, e apresenta os mais aptos a trabalhar com você.

 

Ainda na dúvida entre fazer o processo internamente ou terceirizar? Descubra com a Catho Empresas como pode ser simples conduzir o processo de recrutamento e seleção dentro da empresa, de um jeito prático e que irá lhe ajudar a construir um time de sucesso. 

Como otimizar tempo no recrutamento e seleção?

Contrato de trabalho: descubra o que não pode faltar ao…

5 dicas para entrevistar candidatos