fbpx

Recrutamento perfeito: o que fazer para contratar com mais eficiência

Recrutamento perfeito

Contratar um novo colaborador envolve várias etapas, da abertura da vaga até a seleção do candidato. Para que esse processo aconteça sem erros e no menor prazo possível, alguns cuidados são essenciais.

O dia a dia de quem é responsável pela contratação de novos profissionais na empresa é cheio de atividades e desafios. Envolvidos em uma rotina que às vezes até foge das questões de RH, esse profissional muitas vezes se vê no dilema: 

preciso contratar com rapidez, mas também não posso tirar a atenção de tantas entregas que dependem de mim. 

Resolver essa equação não é fácil, mas buscar suporte especializado e conhecimento é um dos caminhos mais promissores. Para ajudar você nessa tarefa, listamos os itens que não podem faltar para que o seu recrutamento seja perfeito. Confira a seguir! 

#1 Definição do perfil profissional esperado

Ao surgir a necessidade de contratação de um novo profissional na empresa, antes de anunciar a vaga, é importante ter bem definido o perfil desejado.

Liste todas as atividades que o futuro colaborador irá realizar, e com isso, pontue quais habilidades e posturas são necessárias para desempenhar as funções do cargo.   

É importante lembrar que quanto mais definido o perfil, maiores são as chances de receber currículos alinhados com a vaga e, consequentemente contratar o profissional ideal.

#2 Abertura e descrição da vaga

Com o perfil definido, é hora de anunciar a vaga! Procure detalhar todas as atividades a serem realizadas, assim como conhecimentos técnicos exigidos. Além disso, é importante descrever uma breve informação sobre a empresa e condições da vaga: local de trabalho, benefícios, regime de contratação, pretensão salarial, entre outros.   

Quanto mais específico o detalhamento da oportunidade, melhor será o processo de recrutamento. Até porque, assim, você irá receber currículos de candidatos que estão cientes das atribuições que precisam ter para concorrer ao cargo. 

Escolha os espaços certos para divulgar a vaga e fazer com que ela chegue ao maior número de candidatos. Além de usar os canais da empresa e explorar as redes sociais, é possível utilizar anúncios on-line gratuitos ou soluções como o Recrutamento Perfeito, oferecido pela Catho Empresas para facilitar o processo seletivo.

Abertura e descrição da vaga

#3 Tecnologia para automatizar seus processos de contratação

Usar um ferramentas que possam agilizar a seleção de currículos com as especificações necessárias para preenchimento da vaga é um dos recursos importantes para otimizar resultados. 

Soluções como o Recrutamento Perfeito, por exemplo, oferecem um banco de currículos e diversos filtros de busca que facilitam o encontro com os profissionais mais compatíveis.  Além disso, é ideal para uma gestão do processo seletivo, pois permite agendar entrevistas, gerenciar currículos, e enviar mensagens aos candidatos. 

#4 Entrevista dos candidatos 

Feita a seleção de currículos, é hora de marcar entrevistas para dar continuidade ao processo de recrutamento. Além de avaliar as experiências profissionais e o perfil do candidato, é importante que a conversa tenha perguntas específicas e direcionadas. Cuidado para não divagar muito e acabar perdendo o foco. 

Um ponto importante durante a entrevista é apresentar a empresa ao candidato. Essa ação permite entender se ele compactua dos mesmos valores, ideias e conceitos da organização, o que vai  contribuir e muito para o engajamento do time e fortalecimento da cultura da empresa. 

Entrevista com o gestor responsável do setor 

Um bate-papo com o gestor da área é importante para entender melhor o quão preparado tecnicamente está o profissional. Assim, ficará claro se é o perfil que a empresa busca, com as qualidades e características que o tornam apto para assumir a vaga. 

Entrevista dos candidatos

#6 Retorno para os candidatos

Ao realizar todos os passos para o recrutamento perfeito e encontrar o profissional ideal para preenchimento da vaga, é hora de dar retorno aos outros candidatos que participaram do processo seletivo

Aqui o exercício da empatia é muito válido. Afinal, se estivesse em um processo seletivo, você não gostaria de ficar sem respostas, certo? Nada mais justo dar um retorno para comunicar sobre o encerramento do processo e agradecer pela disponibilidade e interesse de cada um. 

Sabendo os passos essenciais para realizar o melhor recrutamento e seleção, ficará mais fácil buscar pelo profissional ideal. Isso porque a procura será mais assertiva ao delimitar as características necessárias para preenchimento da vaga. 

Conheça mais sobre o Recrutamento Perfeito e entenda como ele pode ser o seu grande parceiro para encontrar os melhores candidatos para a empresa!  

Seleção de currículos: como fazer uma análise perfeita

Mitos e Verdades sobre o Recrutamento na Era Digital

Veja dicas para gerenciar currículos de forma eficiente