fbpx

Confira 4 vantagens de recrutar online

Confira 4 vantagens de recrutar online

Tradicionalmente, um processo de recrutamento e seleção exige tempo e atenção a vários detalhes e critérios. Por isso, é fundamental ter etapas bem definidas e contar com os melhores recursos. 

Hoje, como sua empresa realiza os processos seletivos? Você usa alguma ferramenta que ajude no processo? Se ainda não, agora é a hora de pensar nessas alternativas.

Comece usando a tecnologia a seu favor. Ela pode facilitar muito sua rotina nos processos de recrutamento e contratação de novos profissionais. Em empresas menores, com um ritmo de crescimento acelerado, muitas vezes a vaga precisa ser preenchida rapidamente. Para trazer mais agilidade, eficiência e economia para as suas rotinas de contratação, uma solução é recrutar online. 

Quer saber como recrutar online e como essa mudança pode ajudar sua empresa? Veja nossas dicas!

#1 Processos simples e que ajudam você a chegar nos seus candidatos 

Ao apostar na utilização da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção, você ganha mais agilidade em cada uma das atividades de contratação de um novo colaborador. 

Já na fase de divulgação da oportunidade, por exemplo, se você anuncia a vaga usando canais digitais aumenta muito o alcance da vaga. Você pode divulgar em páginas de emprego, por exemplo, onde milhares de pessoas podem ser impactadas pelo anúncio e se interessar pela vaga, se candidatando online.

A mobilidade urbana é um tema cada vez mais crítico, certo? Mas no recrutamento online você não precisa depender dela para conseguir falar com um candidato no dia e horário que desejar. Durante a fase de seleção, é possível usar a tecnologia e realizar entrevistas online, com o auxílio de softwares como Skype e aplicativos como Google Meet e Zoom. Assim, você otimiza o seu tempo e o do candidato e não limita o seu campo de busca à cidade sede da sua empresa. 

#2 Mais produtividade na contratação e tempo para gestão

Você sabe quanto tempo e esforço dedica para gerenciar o processo de contratação de novos funcionários? Possivelmente, é mais do que você gostaria. Uma das vantagens de recrutar online é justamente o acesso a recursos mais completos, que permitem que a seleção seja feita de maneira flexível e produtiva. 

Se você já perdeu várias horas para a triagem manual de currículos, sabe bem o quanto esse tipo de tarefa é desgastante e demorada. A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam a triagem e até selecionam perfis mais aderentes à vaga utilizando a Inteligência Artificial.  

Usando uma plataforma como o Recrutamento Perfeito, é possível otimizar (e muito!) esse processo. Isso porque a ferramenta oferece filtros específicos de busca a partir de critérios como cargo, salário, idioma, região, experiência, entre outros. São 25 filtros avançados que podem ser combinados para que o recrutador encontre o perfil de profissional ideal com mais agilidade e assertividade.

Outra função também importante: algumas plataformas permitem a aplicação de testes, como de perfil comportamental, que antes tomavam um tempo grande de análise. Hoje, além de aplicar os testes, os softwares geram os resultados em poucos segundos.

Logo, você ganha mais tempo para tomar decisões a respeito do processo seletivo e, claro, para se dedicar em outras atividades importantes para a gestão do negócio.

Mais produtividade na contratação e tempo para gestão

#3 Redução de custos

Essa é mais uma das vantagens de recrutar online que merece destaque e vale tanto para empresas como para candidatos. 

Para as empresas é possível ter redução de custos em vários aspectos, como na divulgação de vagas, que é feita digitalmente. Além disso, os profissionais que buscam os candidatos fazem essa tarefa com mais velocidade e assertividade. Logo, a empresa evita a contratação de um profissional com perfil incompatível e também se vê isenta de despesas como recrutamento, treinamento e rescisão. 

Da mesma forma, os candidatos também economizam tempo e dinheiro, uma vez que não precisam imprimir currículos e entregá-los fisicamente, nem mesmo se deslocar para candidaturas e entrevistas, já que muitas são realizadas online.

#4 Acompanhamento do processo seletivo

É muito ruim, tanto para o candidato quanto para a imagem da empresa, quando não fica claro qual é o status do processo seletivo, se o candidato avançou em alguma etapa da seleção ou se foi desclassificado, por exemplo. Uma das vantagens de recrutar online é ter o controle dos processos seletivos de maneira fácil e mais rápida. 

Ao investir em uma ferramenta de recrutamento e seleção, você garante que irá fazer contratações assertivas e rápidas, com os melhores recursos digitais e custos reduzidos. Isso porque todas as etapas seletivas ficam centralizadas no mesmo lugar, facilitando o trabalho de quem busca o profissional com perfil ideal.

Com uma solução como o Recrutamento Perfeito, por exemplo, você ganha acesso a diversas funcionalidades para fazer um recrutamento online, sem qualquer dificuldade ou demora.

Além disso, tem acesso a uma base com mais de 8 milhões de candidatos e filtros, que indicam as pessoas certas para ocupar a posição na sua empresa. Busque por perfis de profissionais por localização, ou seja, que moram próximo à empresa, para cargos que exigem jornada presencial ou, ainda, candidatos mundo afora para vagas freelancers

Quer conhecer uma ferramenta que pode otimizar os processos de recrutamento e seleção? Descubra tudo o que a plataforma Recrutamento Perfeito pode fazer por você! 

Seleção de currículos: como fazer uma análise perfeita

Mitos e Verdades sobre o Recrutamento na Era Digital

Veja dicas para gerenciar currículos de forma eficiente