fbpx

Saiba o que é um Culture Code e como criar um para sua empresa

Você já conhece o conceito de Culture Code? Antes de entender seu significado, é preciso ter em mente que toda empresa tem uma identidade, que pode ser entendida como a sua maneira de ser e como deseja ser vista por seus clientes. É essa identidade que a diferencia no mercado, a destaca de seus concorrentes e fideliza seus clientes.

O Culture Code serve exatamente para isso: preservar a cultura institucional, ou seja, manter em evidência os principais aspectos da corporação, fortalecendo sua identidade e seus processos internos.

Em linhas gerais, trata-se de um documento que explicita o conjunto de crenças e valores da empresa: o que ela acredita, pratica e valoriza. Com ele, cada funcionário, colaborador e fornecedor pode aprender como agir e, principalmente, o que a empresa espera de seu trabalho.

Quer saber mais sobre o Culture Code? Veja os tópicos abaixo!

Indo a público

Muitas corporações mundo afora têm o seu Culture Code, mas algumas delas têm ido além: está cada vez mais comum publicar o documento. Um exemplo foi a divulgação que a Netflix, serviço de streaming, fez do seu Culture Code em 2009. Assim, é possível mostrar seus valores institucionais também para os clientes, de modo que eles saibam como a empresa age e entendam seus valores e processos. Divulgar o Culture Code é uma forma de garantir mais proximidade com o cliente, fortalecendo seu relacionamento e respeito por ele.

Como funciona

O Culture Code é o conjunto de regras que mostra o comportamento institucional da empresa, o que irá definir, também, os comportamentos individuais de seus colaboradores. Normalmente, ele é organizado como um guia e deve ser distribuído para todos os funcionários, além de todos os envolvidos na cadeia de valor da empresa.

O documento tem como objetivo principal operar como um manual de conduta para funcionários e colaboradores, indicando como devem ser realizados os trabalhos do dia a dia.  De uma forma clara e objetiva, toda a cultura corporativa da empresa é explicada. O Culture Code funciona como um tipo de manifesto da identidade da empresa, que define o seu jeito de ser e de se posicionar.

Mas ele também serve para outros fins, com diferentes objetivos dentro da empresa. Mais do que tratar do cotidiano do trabalho, o Culture Code também aponta para onde a empresa quer chegar, como ela pretende crescer e evoluir com suas atividades. Isso, claro, valoriza o trabalho de cada um, enriquecendo o ambiente empresarial: todos sabem para onde caminhar.

Culture Code atrai talentos

O Culture Code também pode ajudar na atração de novos quadros para o time. Isso ocorre porque nele são elencadas várias informações úteis, como quais são os critérios de seleção de RH e como o desempenho da equipe é avaliado. Como ele mostra que tipo de profissional a empresa valoriza e traz um diagnóstico completo do perfil do talento que procura, o documento é um chamariz para profissionais; de quebra, ainda atrai exatamente o tipo de profissional que se identifica com o perfil da empresa.

Dicas para o RH e o Marketing dividirem a estratégia…

Como fazer minha empresa produzir sem minha presença full-time?

10 dicas para reduzir custos na empresa