Tudo que você precisa saber para abrir a vaga de emprego ideal!

No dia a dia, o empreendedor se depara com vários desafios: redução de custos, otimização de recursos, relacionamento com o cliente e gestão de pessoas são apenas alguns deles. Muitos outros surgem à medida que a empresa cresce. Quando o negócio começa a se fortalecer no mercado, é hora de ampliar a estrutura física e, claro, reforçar o time, contratando novos profissionais.

Porém, antes de começar um processo seletivo, a primeira preocupação do gestor deve ser abrir a vaga de emprego ideal para atrair os melhores candidatos.

Nesta jornada, a construção de um anúncio inteligente e atrativo faz toda a diferença. Portanto, se a sua empresa ainda não tem um processo interno pensado para criar a vaga de emprego ideal, pense em estruturá-lo. Afinal, um bom anúncio de emprego é o primeiro passo para atrair e conquistar os melhores talentos para o seu time.

O ideal é pensar em todas as etapas: desde a elaboração da vaga até o anúncio do resultado para os candidatos. Com tudo bem desenhado, será possível ter um processo de seleção e recrutamento muito mais assertivo.

Quer entender como construir essa etapa do processo seletivo? Preparamos um guia rápido para orientá-lo! Avance na leitura deste artigo e descubra como abrir a vaga de emprego ideal.

#1 Defina o cargo que precisa ser ocupado e descreva-o

No momento de fazer a definição do cargo, é importante que você tenha em mente o perfil do profissional que você deseja para atuar na organização. A vaga de emprego ideal deve ser construída a partir das demandas da empresa.

Por isso, neste momento, é importante pensar em uma série de aspectos. São eles:

  1. O nível hierárquico do profissional,
  2. Os requisitos básicos para preencher a vaga;
  3. As principais tarefas e atribuições do profissional;
  4. Os conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis.

#2 Lembre-se de definir todos os detalhes da vaga

Quando você começa a busca por um novo talento, pode ganhar muito mais velocidade e assertividade no processo seletivo, se souber elaborar uma descrição de vaga clara e com informações objetivas e essenciais.

Ao definir com precisão os critérios para a vaga, você delimita o número de candidatos. Além disso, terá menos trabalho para filtrar os currículos e receberá, na fase de entrevistas e testes, profissionais realmente aptos para assumir o cargo.

Um anúncio bem feito facilita também a busca do profissional, que sabe exatamente o que a vaga oferece.

Portanto, tenha em mente que você precisa destacar quatro aspectos indispensáveis na elaboração da vaga de emprego ideal. São eles:

Habilidades e conhecimentos: ou seja, um conjunto de conhecimentos prévios que irão ajudar nas entregas;

Atividades e responsabilidades: indique algumas das ações práticas que serão exercidas na rotina da profissão, a exemplo de redação de documentos oficiais;

Qualidades pessoais: muitas vezes, o perfil técnico não basta. Se for assim, destaque características como capacidade de trabalhar em equipe e ser proativo na descrição da vaga.

#3 Foco no anúncio da vaga

Com todas essas informações levantadas, referentes ao cargo e ao perfil, você têm todos os elementos que precisa para fazer uma descrição atrativa do cargo e escolher os melhores canais de comunicação para divulgar a vaga.

Na redação do anúncio, vale ser detalhista, cuidadoso e apresentar o máximo de informações, de forma objetiva. Alguns elementos são indispensáveis para um anúncio completo. É preciso indicar:

  • Cargo;
  • Empresa;
  • Requisitos;
  • Principais atividades;
  • Benefícios;
  • Carga horária;
  • Canal para envio de currículos.

 

Algumas empresas preferem não divulgar o salário, mas incluir essa informação no anúncio da vaga pode fazer você economizar tempo e receber candidatos mais alinhados com a sua proposta. Além disso, um anúncio completo traz mais transparência e confiança.

Se para o cargo em questão o salário não estiver definido, você pode indicar uma faixa salarial prevista como, por exemplo: de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00.

Para quem tiver dúvidas sobre a competitividade do salário que pode oferecer, a dica é destacar todos os benefícios ofertados, isso pode fazer o candidato considerar o pacote completo e não somente o salário.

De todo modo, fundamental mesmo é apresentar o que a empresa precisa e o que ela tem a oferecer para seus talentos.

Vale lembrar que todos esses requisitos aparecem como filtros avançados em soluções como o Recrutamento Perfeito. É possível, então, filtrar perfis considerando cargo, salário, idioma, região, entre outros.

#4 Hora de divulgar a oportunidade

Descrição de cargo definida, próximo passo é escolher os espaços certos para divulgar e fazer com que chegue ao maior número de candidatos. Além de usar os canais da empresa e explorar as redes sociais, é possível utilizar anúncios on-line gratuitos ou soluções como o Recrutamento Perfeito, oferecido pela Catho para facilitar o processo seletivo.

O Recrutamento Perfeito se destaca por oferecer funcionalidades que simplificam a busca pelo profissional ideal. Você pode conferir qual candidato se encaixa no perfil que sua empresa precisa, enviar mensagens, imprimir currículos, convidá-lo para entrevistas, entre outras facilidades. Seu próximo funcionário pode estar apenas esperando sua ligação!

Se você quer receber mais dicas e técnicas para estruturar e fortalecer o processo seletivo na empresa, continue acompanhando o blog da Catho. Produzimos um conteúdo exclusivo, pensando em ajudar você a atrair e reter os melhores talentos.

 

Como otimizar tempo no recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção: é melhor terceirizar ou fazer internamente?

Contrato de trabalho: descubra o que não pode faltar ao…