Institucional


Na semana do Dia da Informática, Catho aponta os cargos mais bem remunerados da área.

Em alusão ao Dia da Informática, comemorado no dia 15 de agosto, a Catho divulga uma pesquisa com dados da área. O TOP 15 de salários dos cargos relacionados à Tecnologia da Informação mostra que o mercado segue aquecido para esses profissionais. Administrador de Banco de Dados (DBA) é o cargo que melhor remunera, com salário médio de R$ 5.930,40. Arquiteto de Sistemas e Arquiteto de Java seguem nas segunda e terceira colocações no ranking.


Além da experiência e estar sempre atualizado, a qualificação pode significar um incremento importante no salário. Olhando as áreas em vez dos cargos, um profissional de Arquitetura da Informação com mestrado ou doutorado pode ganhar até 74,7% a mais do que um que possui apenas formação superior.


“Os cargos relacionados à tecnologia seguem aquecidos no Brasil e os salários são elevados, principalmente por conta do profissional de TI. O crescimento dos salários de profissionais da área é reflexo dos crescentes investimentos no país em infraestrutura de tecnologia, aliados à falta de mão de obra especializada no segmento, que também eleva o valor do profissional capacitado”, informa Luís Testa, head de Estratégia e Pesquisa da Catho.

Outro ponto que pode turbinar o salário do profissional do segmento é a questão da fluência em outro idioma. Em alguns casos, como para a área de Processamento de Dados, o salário pode mais do que dobrar quando o profissional fala outra língua.