Institucional


81,1% dos brasileiros preferem trabalhar com o que gosta e ganhar menos

Estar feliz com a vida profissional, amar o que faz, trabalhar no emprego dos sonhos, não são tarefas das mais fáceis. Para entender o que o brasileiro pensa sobre o ‘Emprego dos Sonhos’, a Catho, site de empregos líder no Brasil, realizou uma pesquisa que mostra as características que eles mais valorizam na vida profissional.

Para 43,4% dos respondentes, a Qualidade de Vida é o que melhor define o ‘Emprego dos Sonhos’. Já para 13,2% e 12,9, Horário Flexível e Autonomia nas Decisões, respectivamente, são as principais características.

Em uma outra pergunta, os brasileiros foram colocados à prova. Perguntados se preferem ganhar bem mesmo que não façam o que realmente gostam ou trabalhar com o que realmente gostam mesmo que ganhem menos, a grande maioria (81,1%) diz preferir a primeira opção e dão mais valor a fazer o que gosta em relação ao salário.

“As pessoas estão buscando mais qualidade de vida e mais tempo com a família. Tanto homens como mulheres preferem ter um trabalho que o realize mesmo que tenha um salário menor nesse emprego. Fazer algo que realmente se consiga entregar um resultado que satisfaça a empresa e, principalmente, a si próprio e fazer a diferença, são características que acabam refletindo na realização do trabalho ou o emprego dos sonhos”, comenta Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

A Pesquisa ainda permitiu que os 1.435 respondentes descrevessem qual a profissão dos seus sonhos. Ser empreendedor foi uma das respostas mais citadas. Entre as principais áreas de atuação, o ramo de alimentação, encabeçado por dono de estabelecimento e engenheiro de alimento, além de engenharia de maneira geral, foram as preferidas dos brasileiros.