Institucional


A mentira é o fator mais grave nas entrevistas de emprego, segundo recrutadores

Mentir sobre formação ou experiência profissional é o erro mais grave dos candidatos nas entrevistas de emprego. Em uma escala de 1 a 5, a mentira teve pontuação 4,7. Segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, 92,2% dos recrutadores assumem que já encontraram mentiras contadas por candidatos em algum momento na sua carreira: 3,4% sempre encontram ,17,2% frequentemente notam, 42,8% às vezes percebem, 28% raramente localizam e somente 7,8% assumem que nunca detectaram a mentira.

Além de mentir, falar palavrões também está no topo dos comportamentos considerados graves. Mesmo que seja uma gafe considerada séria, 49,4% dos recrutadores afirmam que nunca acharam o erro. Ser arrogante é outro comportamento que se enquadra como um dos piores na hora da entrevista e 45,2% dos recrutadores admitem que ocasionalmente percebem essa atitude nos candidatos.

Embora 46,2% dos profissionais percebam a insegurança nos profissionais, demonstrar falta de confiança e falar somente o que foi perguntado são os erros mais perdoáveis durante a o processo seletivo. Contudo, um bom desempenho nas entrevistas ficou em segundo lugar no que os recrutadores consideram mais importante nas contratações.

Numa escala de 0 a 5, um bom desempenho nas entrevistas ficou com 4,2, o segundo fator mais importante na hora de contratar um profissional. Já as competências comportamentais ficaram em primeiro lugar, com 4,3, sendo o fator mais importante na hora de firmar o contrato.

“Com o mercado competitivo, é preciso que o candidato aproveite as oportunidades para mostrar o seu melhor para os recrutadores. Impressioná-los com uma atitude solícita e proativa, sempre com honestidade e clareza, são as maneiras mais eficazes para conseguir a atenção de uma determinada empresa”, disse Fabrício Kuriki, coordenador de Pesquisa Estratégica da Catho.

Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2014 contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários.

Tags: ,