Logotipo da Catho

Engenheiro Mecânico

Média Salarial
R$ 6.409,40
Vagas na Catho

O que faz?

Outros nomes para a profissão

Engenheiro Mecânico de Projetos, Engenheiro Mecânico de Manutenção, Engenheiro Mecânico Industrial, Desenhista Mecânico, Engenheiro Mecânico de Produção

Quais são as funções, atividades e atribuições?

O engenheiro mecânico faz atividades voltadas para a construção e o desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos, tais como: máquinas, dispositivos, equipamentos, automóveis e etc. Ele também pode ser o responsável por liderar ou supervisionar as equipes de produção e oferecer suporte na manutenção.

Faz projetos mecânicos, elaborando desenhos técnicos em ferramentas como AutoCad 2D e 3D, Solidworks e etc; fazendo modelagens de sólidos e superfícies, além de mostrar o detalhamento das peças e conjuntos que serão desenvolvidos.

Após essa etapa de desenho técnico, o engenheiro mecânico pode ser responsável por coordenar todo o processo de fabricação daquilo que foi desenhado, realizando testes através de protótipos para verificar a qualidade e eficácia de seus projetos.

Além disso, ele também entra em cena como o responsável pelo desenvolvimento de manuais, embalagens, catálogos e especificações técnicas do produto mecânico que desenvolveu.

Este profissional pode assumir inúmeras responsabilidades diferentes em seu dia a dia que variam de acordo com a sua área de atuação.

Afinal, fora essa parte de desenvolvimento de projetos, ele pode trabalhar com a gestão da manutenção dos equipamentos, supervisão dos processos de produção de fábricas e indústrias e etc.

Veja só, algumas das atividades que o engenheiro mecânico pode vir a executar em seu dia a dia:

  • Elaboração de desenho técnico em ferramentas digitais como o Autocad e Solidworks
  • Gestão das atividades de produção
  • Elaboração de documentos técnicos
  • Execução de testes e simulações em equipamentos
  • Criação de estratégias de manutenção
  • Desenvolvimento de dispositivos, equipamentos e máquinas
  • Dimensionamento de estruturas metálicas
  • Contato com clientes e fornecedores
  • Criação de relatórios e etc.

Dependendo do local onde estiver trabalhando, pode ser o gestor, supervisor, ou trabalhar em conjunto com profissionais como: mecânicos de manutenção, técnicos em mecânica, desenhista mecânico, ou estagiários em Engenharia Mecânica.

Áreas de Atuação


O engenheiro mecânico pode trabalhar nos setores de produção, desenvolvimento de projetos ou até mesmo no setor de manutenção de fábricas e indústrias de médio a grande porte.

O mercado de trabalho para este profissional é amplo e variado, envolvendo empresas como:

  • Indústria automobilística
  • Indústria aeronáutica
  • Fornecedoras de energia
  • Fábricas de equipamentos eletrônicos
  • Indústria alimentícia
  • Metalúrgicas
  • Siderúrgicas
  • Indústria petroquímica
  • Prestador de serviços de manutenção e etc.

Seu trabalho é de extrema importância em todas estas empresas citadas, além de muitos outros ramos, pois é ele quem detém do conhecimento necessário para construir, desenvolver e avaliar o funcionamento de máquinas e equipamentos de todos os tipos!

Pré-requisitos para a profissão

Para ser um Engenheiro Mecânico, os pré-requisitos dos contratantes variam de acordo com a área de atuação. Mas em todos os casos, é fundamental ter:

  • Ensino superior completo em Engenharia Mecânica
  • Registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ativo
  • Experiência profissional na área
  • Perfil analítico e organizado

De acordo com a área que optou por atuar, surgem novos pré-requisitos, como por exemplo:

  • Para os casos onde lidará com o desenvolvimento de projetos mecânicos, é fundamental ter conhecimentos de Autocad e outras ferramentas em nível intermediário, para que se possa elaborar os desenhos técnicos.
  • No caso de atuar com manutenção, é necessário ter experiência profissional com a manutenção dos tipos de equipamentos e máquinas que são o foco da empresa (ex.: ar-condicionados, elevadores e etc.).
  • Já no caso de atuar com o gerenciamento de atividades de produção, é essencial ter conhecimentos de planejamento industrial e vivência com rotinas administrativas e operacionais de produção.

Formação Desejada

A formação desejada para ser um Engenheiro Mecânico é o bacharelado em Engenharia Mecânica, cuja duração média é de aproximadamente 5 anos.

A pós-graduação não é uma exigência da maioria dos contratantes, mas é muito bem-vinda para dar mais credibilidade e reconhecimento ao profissional.

Além disso, cursos complementares de curta, média ou longa duração também podem ser bons aliados para ajudar na construção e desenvolvimento de conhecimentos essenciais para o dia a dia da profissão, além de ajudar na especialização.

Como faço para trabalhar como Engenheiro Mecânico?

Quer se tornar um Engenheiro Mecânico e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois a gente fez este passo a passo bem resumido para te ajudar a entender o que é preciso fazer para chegar lá, vem com a gente:

  1. Foco na formação: claramente, você precisa ter o Ensino Superior completo em Engenharia Mecânica. Caso você ainda não tenha se matriculado, o primeiro passo é pesquisar instituições de ensino em sua região que oferecem este curso e adiantar a sua matrícula para iniciar assim que possível!

  2. Desenvolva experiência: logo no segundo ano, comece a procurar por oportunidades de Estágio. Não perca esta oportunidade, pois isso será essencial para que você tenha a experiência que será exigida futuramente.

  3. Escolha uma área de atuação para se especializar: como vimos, os pré-requisitos dos contratantes vão variar de acordo com a área de atuação. E quanto mais cedo você decidir essa área de atuação, mas tempo você terá para se especializar e desenvolver os pré-requisitos da respectiva área. Por exemplo: se você decidir que quer ser um Engenheiro Mecânico Projetista, você deve focar ao máximo em desenvolver conhecimentos de desenho técnico e gestão de projetos.

  4. Crie um bom currículo: crie um currículo bem estruturado, enxuto, com informações claras e um objetivo profissional de “Engenheiro Mecânico”. Capriche nesta parte, pois é através dele que os recrutadores decidirão se vale a pena ou não entrar em contato com você. Não se esqueça também de criar seu currículo nos portais online de vagas de emprego, como a Catho. Ah, e se você estiver precisando de dicas, continue aqui com a gente, pois separamos logo abaixo umas dicas especiais para te ajudar nessa missão, ok? :)

  5. Encontre as vagas de Engenheiro Mecânico: esta pode ser a etapa mais difícil para muitos que buscam emprego apenas nos meios físicos, mas temos uma ótima notícia para te dar: a Catho possui milhares de vagas de Engenheiro Mecânico espalhadas pelo Brasil! É só entrar no site, buscar pelas vagas que estão em sua região, preencher o seu currículo online, enviar sua candidatura e aguardar o retorno dos recrutadores. Bem simples, não é mesmo?

Modelo e Dicas de Currículo Para Engenheiro Mecânico

Um currículo caprichado é fundamental para garantir o interesse e o contato dos recrutadores daquela oportunidade tão desejada! E para te ajudar nessa missão, a gente separou para um modelo de currículo para você se basear:

E como queremos dar todo o nosso apoio à você durante essa jornada, além disso, também separamos algumas dicas especiais para você levar em consideração quando for escrever o seu CV, veja só:

  1. Objetivo Profissional: Esta deve ser uma seção no seu currículo situada logo abaixo dos seus dados profissionais. Ela deve conter apenas o nome do cargo que você busca e, no máximo, a área de atuação, por exemplo “Engenheiro Mecânico” ou “Engenheiro Mecânico - Manutenção". Nada de ficar criando frases longas para falar do quanto você quer uma oportunidade para mostrar o seu potencial, ok? Seja objetivo.
  2. Resumo Profissional: Em não mais que 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação, suas experiências profissionais com Engenharia Mecânica, suas habilidades principais da área e conquistas.
  3. Formação Acadêmica: Inclua as informações sobre a sua graduação em Engenharia Mecânica (nome da instituição, data de início e data de conclusão). Atenção: você não precisa inserir dados sobre o seu ensino médio nesta seção, ok?
  4. Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências relevantes de Engenharia Mecânica que você possui. Detalhe as atividades desempenhadas e os resultados que você gerou em cada experiência, para que o recrutador possa analisar a sua capacidade.

E para garantir que não vai cometer nenhum erro durante esta etapa, que tal dar uma olhada no artigo “Conheça os 10 erros mais comuns do currículo”?

Matérias

5 características de um bom líder

A imagem do líder vem se modificando a cada dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões,

Dica de português: mal ou mau.

Você já deve ter se perguntado: mau com “U” ou mal com “L”? Qual é o correto? Ambas as palavras estão corretas

O que é Home Office?

Saiba mais sobre essa modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mercado

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“.