As perdas salariais nos governos FHC e Lula

Realizada desde janeiro de 2000, a Pesquisa Salarial e de Benefícios On-line do Grupo Catho vivenciou um período bem interessante do ponto de vista político e econômico do país, ou seja, os três últimos anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (2000, 2001 e 2002), e os três primeiros anos do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003, 2004 e 2005) Atualizada quadrimestralmente, esta pesquisa conta com uma amostra de, aproximadamente, 45.000 profissionais de todo o país em cada uma de suas edições, envolvendo diferentes segmentos do mercado nacional.

Um dos aspectos acompanhados nesses anos é o comportamento dos reajustes salariais, frente ao crescimento dos preços, considerando diversos índices como INPC / IBGE e ICV / DIEESE.

Nota-se que nos primeiros anos de pesquisa, correspondentes ao governo tucano, a inflação vinha num crescimento que era acompanhado pelos rendimentos dos empregados, neste período, considerando o INPC, encontramos um aumento inflacionário acumulado de 22,57%, enquanto que os salários cresceram em média 16,24%. Porém, a partir do ano de 2003, apesar de uma pequena desaceleração do processo de inflação os salários não acompanharam na mesma proporção que o período anterior. O gráfico abaixo representa as perdas por nível de cargo.

A perda salarial média acumulada nos três últimos anos do governo FHC foi de 5,44% contra 14,56% de perda acumulada nos três últimos anos do governo Lula.

Analisando os dados mais detalhadamente percebemos que nos três primeiros anos da pesquisa salarial, identificamos ganhos reais para Diretores, Gerentes e Analistas nos anos de 2000 e 2001, tendência que não continuou no ano de 2002 e se agravou nos anos seguintes, já sob governo petista.

O incremento da atividade industrial e a geração de novos postos de trabalho nos anos a partir de 2004 não amenizaram as perdas salariais do triênio, e o impacto dessa melhora só apareceu no segundo semestre de 2005 com um crescimento, ainda tímido, de 1,22% de recuperação salarial.

Esperamos que essa pequena recuperação torne-se uma tendência para o ano de 2006, que será acompanhado pelos consultores do Grupo Catho nas próximas edições da pesquisa salarial.

Para este estudo foram tomados como referência cargos dos níveis de analistas até diretores, de áreas mais comuns de existência nas empresas, tais como: Sistemas / Informática, Recursos Humanos, Comerciais, Industrial, Marketing entre outras.


Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os dados aqui analisados. Acesse www.catho.com.br/salario e obtenha mais informações sobre Remuneração. Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail infopesquisa@catho.com.br.

 

« voltar | Seja assinante da Pesquisa Salarial e de Benefícios Online »

 

Entre em contato
Tel.: (11) 4134.3559 | Fax: (11) 4134-3551
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h40, exceto feriados.
Se preferir, entre em contato por e-mail.

Faça o download do material explicativo.

Pesquisa Salarial e de Benefícios Online fechar Fechar