Cargos e Salários

A recente pesquisa realizada pela TNS InterScience publicada na Revista Carta Capital apresentou percentuais de competitividade de mão-de-obra nos principais ramos de atividade econômica. Segundo a pesquisa o setor Farmacêutico é onde a briga pôr profissionais é mais agressiva, 50% dos executivos consultados acham que esta disputa bastante acirrada e 30% acirrada; em segundo lugar viria o setor Químico (13% bastante acirrada e 60% acirradas). Os demais setores econômicos possuem grau de agressividade um pouco menor, mas não menos competitivos.

O que chamou atenção nesta pesquisa de cargos e salários forma os resultados obtidos nas estratégias utilizadas pôr essas empresas para preservar seus profissionais, segundo a pesquisa a melhor forma de preservar sua mão-de-obra qualificada é uma atraente pacote de Benefícios, 66% dos consultados consideram essa prática a melhor forma de reter talentos, em seguida temos: Excelentes condições de trabalho (58%), Ambiente de trabalho (52%) e em quarto lugar o item Salário (48%), destaco que a soma dos percentuais é maior do que 100% pois os consultados podem optar pôr mais de uma alternativa.

 

Ao analisar esses dados, os consultores da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online foram verificar os patamares salariais para os mesmo setores econômicos e constataram que, embora uma adequada política salarial não seja a melhor forma de garantir os melhores talentos, esses empresas não descuidam de suas políticas salariais para cargos e salários.

Os dados da Pesquisa Salarial Catho Online foram coletados nos meses de Junho e Outubro de 2006, e contou com cerca de 15.800 profissionais de alta direção, gerentes, profissionais especializados com nível superior e técnicos especializados de nível médio de empresas de pequeno, médio e grande porte em todo território nacional.

Os resultados indicaram que o setor Farmacêutico, onde a briga é mais agressiva, pratica salários em média 21,70% acima da média geral da pesquisa.

O setor Químico aparece em segundo lugar com salário médio em torno de 18,40% acima da média geral, seguidos pêlos setores Eletroeletrônicos (4,5%), Metalúrgico (-5,30%) e Alimentício (-15,80%). Nos gráficos abaixo podemos observar essas tendências:

 

A conclusão de nossos consultores é que, embora existam várias formas e estratégias mais importantes de preservar profissionais, a questão salarial não é deixada de lado, ou seja, estabelecer política salarial justa e competitiva e determinar estruturas salariais capazes de reter seus profissionais e de atrair colaboradores para atividades específicas ainda é fundamental para harmonizar os interesses econômico-financeiros da organização com os interesses de crescimento e qualidade de vida de seus colaboradores.

A Pesquisa Salarial da Catho Online considerou nesse levantamento de cargos e salários

os seguintes ramos de atividade econômica: Fabricação de Alimentos e Produtos Correlatos; Fabricação de Equipamentos Elétricos e Eletroeletrônicos, Industriais e Residenciais, Computadores e Periféricos; Fabricação de Substâncias Químicas, Petróleo, Borracha, Plásticos e Similares; Indústria Farmacêutica / Cosméticos e o ramo Metalúrgico.

 


Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os dados aqui analisados. Acesse www.catho.com.br/salario e obtenha mais informações sobre Remuneração. Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail infopesquisa@catho.com.br.

 

« voltar | Seja assinante da Pesquisa Salarial e de Benefícios Online »

 

Entre em contato
Tel.: (11) 4134.3559 | Fax: (11) 4134-3551
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h40, exceto feriados.
Se preferir, entre em contato por e-mail.

Faça o download do material explicativo.

Pesquisa Salarial e de Benefícios Online fechar Fechar