O mercado de trabalho no estado de Pernambuco

Completando sete anos de sua Pesquisa Salarial e de Benefícios, o Grupo Catho e sua equipe de consultores desenvolveram alguns estudos comparativos dos níveis salariais e da evolução dos mesmos no estado de Pernambuco. Atualizada a cada quatro meses, esta pesquisa conta com uma amostra de mais de 4.500 profissionais de todo o estado, envolvendo diferentes segmentos de nossa economia, nos diversos níveis hierárquicos.

Com base em sua última coleta, de fevereiro de 2007, os consultores do Grupo Catho selecionaram cerca de 44 cargos, incluindo níveis de carreira, de 10 áreas de atuação. A seleção de cargos contemplou cargos gerenciais, administrativos e técnicos especializados entre cerca de 48 ramos de atividades econômicas e nas mais diversas áreas de atuação.

No topo do ranking salarial no estado de Pernambuco aparecem as áreas de Química e Engenharia Química, Tecnologia da Informação e pelos cargos do setor hoteleiro. Tais tendências salariais são frutos do volume de investimentos nesses setores de atividade econômica, como exemplo temos a agenda governamental de desenvolvimento tecnológico, crescimento da indústria química e o esforço para atração de grupos hoteleiros.

Os resultados da pesquisa indicaram que entre as coletas de fevereiro/2006 e fevereiro/2007, o crescimento salarial médio dos cargos dos 3 setores que lideram o ranking salarial no estado de Pernambuco foi em média de 25,82% contra apenas 13,35% dos cargos de outras áreas de atuação.

O crescimento médio dos salários dessas áreas ainda não reflete maiores salários para essas áreas de atuação (Tabela 02), mas caso se mantenha no mesmo ritmo, os cargos das áreas químicas, tecnologia da informação e hotelaria/turismo serão os salários mais agressivos no estado de Pernambuco.

Para acompanhar as mudanças da sociedade, da tecnologia e da ciência, muitas profissões precisam se adaptar para continuar em alta no mercado, atrativa aos olhos das futuras gerações.

Quando um segmento econômico demanda profissional, está em crescimento e tem pouca gente, o salário tende a subir. Mas as pessoas devem ficar atentas porque essa é uma questão temporária. Em um determinado momento, esse setor vai se consolidar.

As áreas de Tecnologia da Informação, Química e Turismo em Pernambuco, por exemplo, também tem um limite de crescimento. É um retrato do mercado agora.

Nos próximos cinco anos deveremos prestar atenção nas áreas ligadas à indústria de produtos alimentares, metalúrgica, bebidas, vestuário e calçados, sem contar o setor de produção de energia limpa (biocombustível).

Cabe, então, ao profissional fazer uma reavaliação de sua atividade e se adaptar. Pode ser dentro do mesmo segmento, buscando brechas para ampliar suas competências profissionais e pessoais.


Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os dados aqui analisados. Acesse www.catho.com.br/salario e obtenha mais informações sobre Remuneração. Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail infopesquisa@catho.com.br.

 

« voltar | Seja assinante da Pesquisa Salarial e de Benefícios Online »

 

Entre em contato
Tel.: (11) 4134.3559 | Fax: (11) 4134-3551
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h40, exceto feriados.
Se preferir, entre em contato por e-mail.

Faça o download do material explicativo.

Pesquisa Salarial e de Benefícios Online fechar Fechar