Remuneração Estratégica - Parte 2

No artigo anterior procedemos a uma pequena introdução ao tema, passamos agora a abordar mais diretamente alguns de seus aspectos.

 

O termo Remuneração Estratégica é uma forma global de se dirigir a um conjunto de medidas e ações voltadas à administração das contrapartidas, monetárias ou não, que podemos dispor na gestão empresarial. Na prática, normalmente, abrange práticas e políticas voltadas à:

 

» Remuneração Fixa

 

» Remuneração Variável.

 

Por Remuneração Fixa entendemos os valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios.

 

Como Remuneração Variável enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.

 

A somatória de tudo que é pago ao colaborador é tratado como Remuneração Total. E, dentro deste conceito, existe uma tendência de a fatia referente aos ganhos de Remuneração Variável, atingirem frações maiores do todo. Ou seja, de as empresas definirem proporção maior na participação dos ganhos de remuneração variável dentro da remuneração total.

 

Esta tendência, por um lado, vem de encontro a uma necessidade de diminuição dos custos fixos das empresas, para desta forma adquirirem maior flexibilidade e capacidade de adequação, frente as alterações no contexto macroeconômico, oscilações do mercado e demanda de seus produtos e serviços.

 

Porém, outro lado a se analisar, é o de que as diversas formas de remuneração variável, podem ser importante recurso de direcionamento e incentivo à força de trabalho, vinculando possibilidades de maiores ganhos para os colaboradores, ao alcance de resultados previstos no planejamento estratégico da organização.

 

Para o sucesso de planos de remuneração variável, entretanto, são importantes alguns aspectos, tais como:

 

» Garantia de alinhamento dos objetivos departamentais, grupais e indivíduais aos objetivos e metas estratégicas da empresa;

 

» Definição de Metas com Indicadores de Performance objetivos, que garantam clareza no processo de avaliação dos resultados alcançados;

 

» Transparência no processo de gestão e apuração dos resultados alcançados;

 

» Gestão dos processos de comunicação voltados ao plano.

 

A Remuneração Variável é também, um importante instrumento de auxílio ao alcance de mudanças na cultura organizacional, favorecendo questões como trabalho em equipe, fortalecimento de conceitos de qualidade e melhorias de processos internos.


Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os dados aqui analisados. Acesse www.catho.com.br/salario e obtenha mais informações sobre Remuneração. Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail infopesquisa@catho.com.br.

 

« voltar | Seja assinante da Pesquisa Salarial e de Benefícios Online »

 

Entre em contato
Tel.: (11) 4134.3559 | Fax: (11) 4134-3551
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h40, exceto feriados.
Se preferir, entre em contato por e-mail.

Faça o download do material explicativo.

Pesquisa Salarial e de Benefícios Online fechar Fechar