Remuneração Total dos Trabalhadores cresce acima da inflação

A Catho Online realiza a sua Pesquisa Salarial e de Benefícios Online desde janeiro de 2000. Atualizada quadrimestralmente, esta pesquisa conta com uma amostra de, aproximadamente, 100.000 profissionais de todo o País, envolvendo diferentes segmentos do mercado nacional.

Um dos aspectos acompanhados no último ano é o comportamento dos reajustes da remuneração total média por nível hierárquico, frente ao crescimento dos preços, considerando o INPC / IBGE como referência. A constatação é que a remuneração total dos trabalhadores, na média, cresceu acima da inflação.

Foram analisados seis níveis hierárquicos: Alta Direção, Gerentes, Supervisão Média, Profissionais, Administrativos e Operacionais, e a evolução salarial de novembro de 2006 a outubro de 2007 - período em que o INPC / IBGE acumulado foi de 4,78%.

Face ao INPC/IBGE acumulado, constatamos que os níveis hierárquicos Operacionais e Administrativos obtiveram 2,36 e 1,70 pontos percentuais acima da inflação do período.

Para os demais níveis hierárquicos, os reajustes foram mais tímidos, Gerentes, Supervisão Média e Profissionais Especializados também tiveram ganhos acima da inflação, porém ficaram mais próximos da inflação em suas reposições salariais.

Outro destaque em nosso estudo é o nível de Alta Direção, que compreende Diretorias e Presidências, com cerca de 8,31% de reajuste salarial acumulado no período, ou seja, 3,53 pontos percentuais acima da inflação.

Na tabela abaixo podemos verificar melhor essas variações:

 

Nível Hierárquico

Variação Anual (%)

Pontos percentuais acima do INPC

 Alta Direção

8,31%

3,53

 Gerentes

4,96%

0,18

 Supervisão Média

4,81%

0,03

 Profissionais

5,48%

0,70

 Administrativos

6,48%

1,70

 Operacionais

7,14%

2,36

                                                           Inpc Acumulado nov/06 - out/07 - 4,78%

Vale esclarecer que estamos falando de remuneração total média, ou seja, contemplamos valores recebidos a título de salário fixo, somados a bônus e participações dadas na forma de remuneração variável. E, mesmo considerando que as empresas têm adotado níveis de remuneração variável crescente, dentro do conceito de remuneração total, o que percebemos é que as práticas adotadas foram suficientes para recompor o poder de compra do rendimento dos trabalhadores.


Autor: Equipe Pesquisa Salarial da Catho Online

 

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os dados aqui analisados. Acesse www.catho.com.br/salario e obtenha mais informações sobre Remuneração. Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail infopesquisa@catho.com.br.

 

« voltar | Seja assinante da Pesquisa Salarial e de Benefícios Online »

 

Entre em contato
Tel.: (11) 4134.3559 | Fax: (11) 4134-3551
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h40, exceto feriados.
Se preferir, entre em contato por e-mail.

Faça o download do material explicativo.

Pesquisa Salarial e de Benefícios Online fechar Fechar