Vaga de Analista de Gestão de Receita - TAG
1 vaga: | Publicada em 06/04
- A Combinar
Sobre a vaga
Preparar e garantir o processo de faturamento, interagindo com a Diretoria
Financeira para otimização de processos internos (emissão de documentos, contas a
receber, tributário, ajuste SINIEF, contabilidade etc.) e Diretoria Jurídica para
suporte às demandas contratuais;
Gerenciar os processos de cobrança (envio das faturas aos clientes) e o ciclo do
contas a receber até o efetivo pagamento, incluindo eventuais cobranças por
atraso;
Atuar junto aos clientes (carregadores) e stakeholders (internos e externos) para
garantir o cumprimento dos direitos & obrigações contratuais, visando minimizar
riscos e otimização das receitas;
Atuar junto às gerências Comercial e Regulatória para atendimento das demandas de
abertura do mercado, coordenação das chamadas públicas, revisão tarifária e
apresentações de pedagogia ao setor, dentre outras atividades.
Título:
Analista de Gestão de Receita
Apresentação:
Profissional nível sênior para atuar na Gerência de Contratos e Faturamento cujo
foco é a apuração e reporte das transações e encargos (pré billing), a partir das
informações de serviços prestados e desequilíbrio e observando as diretrizes
contratuais, bem como atuar nos projetos da área.
A missão é o gerenciamento das informações dos serviços prestados, visando a consistência dos dados para a organização e a percepção positiva dos clientes em toda sua jornada, garantindo:
Assertividade da aplicação das regras de negócios;
Necessidade de isonomia e acompanhamento das transações;
Evolução para melhor formato e publicações diárias do serviço prestado;
Mais agilidade no atendimento das contestações e pleitos dos clientes;
Consistência e rastreabilidade dos dados de transações e retificações.
Dimensões:
Negligência, omissão ou imperícia podem causar lesões ou mortes:
não
Negligência, omissão ou imperícia podem causar processos ou sanções para os administradores:
não
Responsabilidades:
Apurar diariamente os serviços prestados e a disponibilização com agilidade das
informações necessárias aos clientes;
Elaborar e entregar os reportes mensais de serviços prestados e desequilíbrio,
transações e encargos, garantindo a organização das informações com acuracidade e
conforme as expectativas dos clientes;
Simular as projeções de serviços e encargos de forma acessível aos clientes para
contribuir na sua tomada de decisão;
Controlar o histórico das transações realizadas pelos clientes para possibilitar
análise e reutilização eficiente dos dados;
Analisar as contestações recebidas dos clientes, orientar e acompanhar a execução
das retificações adequadas;
Ter estreita colaboração e sinergia com as equipes de Operações, propor e conduzir
melhorias nas interações operacionais do dia a dia para acelerar a transformação
digital da jornada dos clientes, orquestrando as áreas envolvidas;
Ter estreita colaboração e sinergia com as equipes de Contratos e Faturamento,
propor e conduzir melhorias nas interações com os clientes, para aprimorar o
atendimento e garantir a percepção positiva dos clientes em toda sua jornada;
Preparar e realizar apresentações, orientar e esclarecer dúvidas dos clientes
sobre regras, tarifas e procedimentos de apuração de transações, encargos e
penalidades;
Acompanhar e apoiar em negociações comerciais de novas contratações e/ou aditivos
contratuais, dando suporte com análises e simulações;
Acompanhar e apoiar em negociações de cobrança, contestações e pleitos, multas
contratuais, conflitos, dando suporte com análises e levantamentos de históricos;
Dar suporte na elaboração e execução dos relatórios gerenciais de acompanhamento
dos KPIs da área;
Participar dos processos e iniciativas de inovação e de transformação digital em
sincronia com as Estratégias e Diretrizes atuais da Tecnologia de Informação e
Digitalização da Companhia.
Requisitos:
Visão de negócio e experiência prévia em atividades de administração de contratos
e/ou backoffice de pós-venda, faturamento e tratamento de contratações de clientes
para segmento de grandes empresas (B2B);
Organização e capacidade analítica para ser capaz de interpretar dados diversos e
identificar tendências relevantes que tragam valor ao cliente;
Criatividade, pois estará exposto a um setor com regras e legislação em constante
evolução;
Comunicação/negociação, por estar em constante contato com o cliente
Experiência no setor de Óleo e Gás será um diferencial.
Educação / Experiência Desejada:
Formação em Engenharias, Contabilidade, Economia, Administração, Finanças,
Estatística, Matemática;
Conhecimentos avançados em Excel, VBA, Python, Power BI;
Conhecimento dos impactos jurídicos e tributários das transações;
Conhecimento em matemática financeira, WACC, taxas de desconto, cenários,
sensibilidades de variáveis, indexação de preços é um diferencial;
Desejável conhecimento da dinâmica de negócios do setor de Óleo e Gás no Brasil,
mercado livre de energia, tipos de contratos, oportunidades;
Inglês avançado é um diferencial.
Conhecimento em banco de dados é um diferencial.
Informação Adicional:
O Analista de Gestão da Rececita irá se reportar ao Gerente de Contratos e
Faturamento;
A função está localizada no Rio de Janeiro no escritório sede da TAG. Visão de negócio e experiência prévia em atividades de administração de contratos e/ou backoffice de pós-venda, faturamento e tratamento de contratações de clientes para segmento de grandes empresas (B2B);
Organização e capacidade analítica para ser capaz de interpretar dados diversos e identificar tendências relevantes que tragam valor ao cliente;
Criatividade, pois estará exposto a um setor com regras e legislação em constante evolução;
Comunicação/negociação, por estar em constante contato com o cliente
Experiência no setor de Óleo e Gás será um diferencial.