Vaga de Gestora (or) de Contratos
1 vaga: | Publicada em 17/05
- A Combinar
Sobre a vaga
At Alcoa, you will become an essential part of our purpose:
to turn raw potential into real progress. The way we see it, every Alcoan is a
work-shaper, team-shaper, idea-shaper, world-shaper.
Na Alcoa, você é uma parte essencial do nosso propósito:
transformar potencial em progresso real.
Esta é uma oportunidade para você trazer sua riqueza de experiência para a equipe
e ajudar a moldar o futuro da sustentabilidade com inovações que mudam o mundo e
tecnologias de baixo carbono.
Você tem o poder de moldar as coisas para torná-las melhores. Participe. Faça
parte disso.
E molde seu mundo.
Alcoa está em busca de Gestora (or) de Contratos para compor o time de PC&S que
irá suportar todas as áreas da Unidade de Alumar/MA, reportando-se ao Gerente de
Contratos, e sendo responsável fazer a gestão contratual durante todo o ciclo do
contrato desde a concepção da demanda, passando pela mobilização até seu
encerramento; comunicação negocial, relacionamento interpessoal com as diversas
áreas da empresa. O Gestor de Contratos será responsável por todas as questões
contratuais (administração contratual, gestão de pleitos, contratações, medições),
realizar análise das medições contratuais de serviços e/ou equipamentos, atendendo
aos procedimentos e normas da empresa, garantindo o cumprimento das condições
contratuais, promover melhorias nos processos buscando otimização dos recursos
contratados e assegurar que o padrão e disciplina nas rotinas sejam cumpridos
fomentando um ambiente de excelência operacional.
Habilidade em comunicação verbal e escrita, para formular respostas aos
questionamentos e promover notificações contratuais.
As principais responsabilidades da função incluem:
Gestão dos contratos, planta da Alumar, que envolvam recursos compartilhados,
abrangendo todas as atividades contratuais, iniciando-se na solicitação de demanda
até o encerramento do contrato; avaliar medições contratuais, garantindo a
aderência aos requisitos contratuais, critérios de medição, evitando perdas
financeiras para a empresa;
Gerir as Contratadas para que cumpram os requisitos contratados e atendam a
performance Contratual negociada; ser responsável por criar, manter e gerenciar
indicadores de performance das diversas disciplinas sob a gestão de contratos,
garantindo a melhoria contínua e o atingimento das metas estabelecidas; atue
diligenciando o processo de mobilização do contrato; realize inspeções de
Segurança e meio ambiente nas frentes de serviços, nos canteiros, nos recursos da
contratada; atue de maneira preventiva para evitar as ocorrências de acidentes do
trabalho; apoie a Contratada a entregar o melhor de seus serviços, mantendo o
equilíbrio contratual para as Partes.
Garantir o integral e fiel cumprimento das cláusulas contratuais e que todo o time
atendido pelo contrato esteja, desde o início do contrato, alinhado, ciente e
monitorando os principais riscos e oportunidades, cientes da minuta contratual,
suas especificidades e alterações; promover e garantir o correto, tempestivo e
completa administração, fluxo, registro e arquivamento das informações relevantes
dos projetos e contratos, riscos, eventos relevantes, relatórios diários, semanais
e mensais, comunicações, correspondências notificações, entre outros, garantindo a
resposta tempestiva e o envolvimento para ciência, aprovação ou suporte das demais
áreas necessárias;
Apoiar ativamente as áreas corporativas no desenvolvimento de oportunidades de
melhorias nas cláusulas contratuais e inovações na área de contratos, visando à
otimização dos resultados; elaborar/acompanhar todas as cartas respostas e
notificações dos contratos, enviar aos fornecedores e controlar, sempre alinhando
estas tratativas com as demais áreas de apoio e clientes internos; trabalhar lado
a lado e apoiar todo o time, fiscalização, planejamento, saúde e segurança, meio
ambiente, qualidade e gestão econômica para garantir que o contrato seja executado
exatamente como fora pactuado, que o cronograma reflita corretamente; monitorar,
orientar, analisar e aprovar relatórios diários de atividades/obras e garantir o
correto e tempestivo preenchimento e gerenciamento destes relatórios;
Elaborar relatórios de perfomance contratual; participar ativamente das reuniões
semanais e mensais de acompanhamento e gestão dos contratos, participando no
diligenciamento e solução dos problemas e garantindo que os fatos, dados e ações
sejam corretamente registrados em ata e efetivamente acompanhados; garantir que os
diferentes seguros e garantias relativos aos projetos e aos contratos sejam
tempestivamente emitidos, renovados e reflitam as condições contratuais e de
necessidade dos projetos e contratos. Acompanhar processos de abertura e condução
de sinistros, até sua conclusão e liquidação; acompanhar como ponto focal na
negociação de acordos de sinistros relativos a fornecedores e contratadas,
prestando as informações, suporte e apoio necessário para as equipes de projeto,
célula de seguros e departamento jurídico em caso de disputas formais, processos
arbitrais ou contenciosos reais ou potenciais;
Monitorar em tempo real e prospectivamente os desvios reais e potenciais nos
contratos com a finalidade de estabelecer planos de ação e ferramentas de defesa
contra futuros possíveis pleitos pelas contratadas e fornecedores; acompanhar a
análise dos pleitos recebidos das contratadas e fornecedores, apoiar ativamente o
time de procurement na negociação comercial dos pleitos, tudo isso com o objetivo
de rastrear o real impacto de eventos imprevistos na execução do objeto
contratual, garantindo a salvaguarda dos direitos e interesses da Alumar/Alcoa e a
justa contraprestação e equilíbrio pleno na relação contratual com as contratadas
e fornecedores; elaborar anti-pleito, matriz de riscos e oportunidades, mapeamento
das principais responsabilidades, direitos e obrigações de ambas as partes, agir
preventivamente para que o contrato se mantenha equilibrado e as responsabilidades
das Partes sejam devidamente cumpridas;
Realizar análise semanal/mensal de todas as medições dos contratos vigentes da sua
carteira, com aferição, identificação e validação das evidências necessárias,
critérios de medição aplicáveis e, quando aplicável, dos serviços/fornecimento
efetivamente executados em campo, tudo isso com o objetivo de garantir precisão
máxima na aferição das atividades executadas e os consequentes pagamentos,
minimizando perdas e/ou duplicidades ou adiantamentos indevidos nas medições;
controle de adiantamentos contratuais e retenções de pagamento quando assim o
contrato indicar; controlar e garantir a execução tempestiva e conforme contrato
de todo o processo de medição, desde o fechamento do período até o efetivo
pagamento, realizar projeções de medições futuras visando a assertividade no
controle do orçamento e curva de avanço financeiro dos contratos, garantido
previsibilidade para a Alumar;
Controlar as notas fiscais de fornecimentos e serviços do projeto; controlar,
orientar, auxiliar e garantir o fiel cumprimento pelas contratadas e fornecedores
dos requisitos a Lei SOX, mitigando os riscos Previdenciários e Trabalhistas;
iniciar, conduzir e concluir os processos de encerramento dos contratos,
compilação e centralização das validações necessárias, verificação, elaboração e
registro das documentações pertinentes; elaborar e conduzir os termos de
recebimento provisório e definitivo dos contratos em encerramento, junto aos
fornecedores, prestadores de serviço e clientes internos;
Novas Contratações:
iniciar a participação e entendimento do escopo a ser contratado, análise crítica
de vendor list, elaborar e/ou compilar e emitir comentar a requisição técnica e
critérios de medição e demais documentos relativos ao caderno de contratadas e
Carta contrato. Analisar, avaliar, comentar e negociar a minuta contratual,
propostas técnicas e comerciais, acompanhar e prover apoio de início ao fim ao
processo de negociação e fechamento da contratação junto a procurement, ser o
ponto focal de todo o processo pertinente a novas contratações;
Emitir requisições de compra, e garantir que toda a documentação de contratação
esteja completa e de acordo com a exigência das áreas demandantes e de
procurement; ajudar no desenvolvimento contínuo da disciplina de Gestão de
Contratos participando de iniciativas da área de Gestão de Contratos.
O que você pode oferecer para a função:
Nível Superior Completo Desejável em Engenharia, Administração;
MBA e/ou Pós-Graduação em área correlata Desejável
Visão estratégica, que consiga pensar em mais de uma solução serão considerados
diferenciais;
Pacote Office avançado;
Inglês e/ou Espanhol intermediário
Disponibilidade para residir em São Luis/MA.
O que está sendo oferecido:
Como uma empresa baseada em valores, agimos com integridade, operamos com
excelência, cuidamos das pessoas e lideramos com coragem;
Construção de uma carreira de longo prazo em nossas operações locais e globais;
Oportunidades de desenvolvimento de carreira para perseguir suas paixões;
Remuneração variável de acordo com o desempenho;
Grupos de funcionários, incluindo o Clube Social, Alcoa Womens Network (rede de
mulheres da Alcoa), EAGLE [(Employees at Alcoa for Gay, Lesbian, bisexual and
transgender Equality (funcionários da Alcoa para igualdade gay, lésbica, bissexual
e transgênero)] e AWARE [Alcoans Working Actively for Racial-ethnic Equality
(alcoanos trabalhando ativamente pela igualdade racial-étnica);
Para apoiar você e sua família além do local de trabalho, a Alcoa fornece um
pacote excepcional de benefícios a partir do primeiro dia de trabalho. Além dos
benefícios médicos, acreditamos primeiro na flexibilidade, temos uma variedade de
atividades de engajamento social, opção de previdência privada, benefícios de
aposentadoria competitivos e políticas de férias competitivas;
A segurança é nossa prioridade máxima nossos dias começam e terminam com ela.
Informações adicionais
Você será contatada(o) apenas se for selecionada(o) para uma entrevista; esse
processo pode levar até quatro semanas a partir da data de encerramento da
divulgação.
Na hora da inscrição, lembre-se de anexar o seu currículo.
Data de encerramento das aplicações:
15/04/2024
#LI-RM1
About the Location
The Alumar Consortium, managed by Alcoa, located 25 kilometers from the center of
São Luís - MA, began its operations in 1984. It is made up of companies with a
tradition in the areas of alumina and aluminum production, with different
participations in the two factories that make up the Complex.
At Alcoa, we are committed to generating value in our relationships with all
stakeholders in our business, communities and environment. We build inclusive and
secure environments so that our people can live and express themselves as they
please. With the aim of attracting and retaining diverse talent, the company
maintains the Alcoa Diversity inclusion groups that promote internal and external
activities to value human diversity and plurality as a way of enriching one's own
values.
Come shape your career with us!
We are values led, vision driven and united by our purpose of transforming raw
potential into real progress./ Our commitments to Inclusion, Diversity & Equity
include providing trusting workplaces that are safe, respectful and inclusive of
all individuals, free from discrimination, bullying and harassment and that our
workplaces reflect the diversity of the communities in which we operate.
This is a place where you are empowered to do your best work, be your authentic
self, and feel a true sense of belonging. Come join us and shape your career!
Your work. Your world. Shape them for the better.