Vaga de Líder de PCP
1 vaga: | Publicada em 17/05
- A Combinar
Sobre a vaga
Receber da área comercial todas as demandas de produção, identificando tipo de produto, volume a ser produzido e prazo de entrega, avaliando o status de produção para posterior programação de produção.
Definir a sequência de atividades e prioridades de produção, garantindo a utilização eficiente dos recursos e o cumprimento dos prazos de entrega, analisando estimativas de solicitações de produção, condições técnicas de execução, tais como, capacidade de operação das máquinas e matéria prima.
Coordenar o lançamento e o acompanhamento das ordens de produção em sistema, garantindo a correta alocação de recursos e o registro das atividades realizadas, apresentando toda a programação definida ao líder de produção, esclarecendo dúvidas, avaliando eventuais imprevistos da produção em andamento e revisando ou ajustando a programação de produção em função de contingências, assim como prioridades e exigências de clientes sobre prazos, para fins de início da nova produção.
Avaliar a viabilidade de produção das novas demandas, tomando como base prazos de entrega e tipo de produto, analisando as linhas de produção e as possibilidades de encaixe de novas demandas em função de prioridades ou paradas de máquina, reprogramado os processos, interagindo com os líderes de cada área até a finalização do processo produtivo, para cumprimento da programação e dos prazos firmados com os clientes.
Monitorar os níveis de estoque de novas matérias primas, insumos, produtos acabados e itens de baixo giro, identificando oportunidades de otimização e implementação de medidas que contribuam para a eficiência operacional e os objetivos estratégicos da empresa.
Monitorar indicadores de desempenho da área de PCP, como taxa de utilização de recursos, cumprimento de prazos e eficiência operacional.
Acompanhar as ações de expedição dos produtos, assim como monitorar as devidas entregas aos clientes finais, interagindo com o time de expedição e atuando na solução de eventuais problemas logísticos, visando garantia de entregas conforme negociado, acionando sua gestão imediata em caso de ocorrências críticas, para fins de novos contatos com os clientes e reprogramação de entregas.
Identificar oportunidades de otimização dos processos e propor melhorias para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir custos operacionais.
Acompanhar a sua equipe, controlando as ações de alimentação dos mapas de produção diária, certificando-se da inserção de todos os itens produzidos, para fins de controle de produção e subsídios aos processos de programação de produção.
Realizar reuniões periódicas junto à equipe e outras áreas, compartilhando informações, apresentando a situação da empresa e da área, possíveis mudanças, resoluções de problemas, tomada de decisões, planejamentos e alinhamentos, atuando em caso de reclamações de clientes, buscando entender os motivos e planejando ações corretivas para apresentação aos clientes.
Avaliar, orientar e dar feedbacks aos colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento da equipe, aprimoramento das habilidades individuais, construção de relacionamentos produtivos para o alcance dos objetivos organizacionais.
Gerenciar programação de férias, acerto de ponto, controle de absenteísmo, horários de trabalho, entre outros, contribuindo para a eficiência operacional.
Acompanhar as auditorias internas e externas, disponibilizando os recursos e documentações necessárias e esclarecendo dúvidas, analisando relatório de auditoria em relação às não conformidades identificadas e observações, definindo planos de ações. Ensino superior completo em Engenharia de Produção, Administração ou área relacionada.
Experiência na gestão de processos de planejamento e controle de produção industrial.
Conhecimento em sistemas de gestão ERP e ferramentas e técnicas de PCP, como indicadores de estoque, CMM (Capacity Management Model), análise de produtividade, análise de forecast e outras.
Capacidade de analisar dados, identificar tendências e gargalos e monitorar e interpretar indicadores de desempenho.
Conhecimento em pacote Office, com Excel avançado.
Habilidades avançadas em Power BI.
Desejavél:
MBA em áreas relacionadas a processos produtivos, gestão da qualidade e/ou controladoria.
Inglês avançado.
Conhecimento em metodologias de melhoria contínua, como Lean Manufacturing, Seis Sigma ou outras relacionadas.
Vivência em auditorias internas e externas.