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Atendente

Média Salarial
R$ 1.445,12
Vagas na Catho

O que faz?

O Atendente é o responsável pelo atendimento - pessoal ou telefônico - garantindo o suporte necessário ao cliente. E durante esse processo de atendimento, ele esclarece e dá apoio em dúvidas, faz registro de reclamações, fechamento de vendas e etc. Entre as suas responsabilidades principais, estão :

  • A realização do atendimento aos clientes
  • A captação e retenção dos clientes
  • Fechamento e acompanhamento de vendas
  • Recebimento e tratamento de reclamações e etc. Dependendo do local em que estiver atuando, pode assumir outras funções complementares operacionais e administrativas, como por exemplo:
  • Apoio com a limpeza e organização do ambiente
  • Layout e precificação de mercadorias
  • Preparo dos pedidos que foi recebido para expedição
  • Elaboração e manutenção de planilhas de controle Geralmente, seu trabalho faz parte de um processo de atendimento executado por toda uma equipe, como os vendedores e o operador de caixa. Além disso, dependendo da estrutura organizacional da empresa, pode ser supervisionado por um gerente ou supervisor comercial.

Áreas de atuação


O atendente pode trabalhar dando suporte aos clientes de uma determinada organização, que podem ser tanto consumidor final quanto empresas. Este atendimento pode ser feito via canais eletrônicos (sistemas de telemarketing, chat, redes sociais e etc) ou presencialmente. E essa função pode ser dividida em duas frentes de atuação:

Ativo: realiza ligações e cobranças, oferece produtos e serviços.

Receptivo: recebe ligações e faz consultoria.

Dependendo do caso, pode atuar com as duas frentes. Já o mercado de trabalho para este profissional é amplo e variado, podendo atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, tais como:

  • Lojas comerciais
  • Empresas de tecnologia
  • Farmácias
  • Restaurantes, lanchonetes e cafeterias
  • Call centers e etc.

Pré-requisitos para esta profissão

Geralmente, os contratantes das vagas de atendente determinam como pré-requisitos como:

  • Ensino médio completo
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Boa comunicação
  • Capacidade de negociação e persuasão O pré-requisito de experiência profissional varia de acordo com a vaga. Pois existem contratantes que não exigem experiência e disponibilizam treinamentos para que o profissional desenvolva sua aptidão dentro da própria empresa.

Formação desejada

Para atuar como Atendente é necessário ter somente o ensino médio completo. Porém, a qualificação com cursos profissionalizantes, de curta duração, online ou técnico em Atendimento e Vendas gera um destaque no currículo e pode proporcionar um crescimento maior na carreira.

Como faço para trabalhar como atendente?

Quer trabalhar como atendente e não sabe por onde começar? Fizemos este mini passo a passo para te ajudar a entender o que é preciso fazer para chegar lá, vem com a gente: 1. Conclua o seu ensino médio: se você já concluiu, é só ignorar essa etapa. Mas se você ainda não terminou, busque por alternativas para conquistar o seu diploma. Você pode procurar por escolas que oferecem supletivos ou simplesmente estudar e prestar o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). 2. Faça um curso de atendimento: isto não é tão necessário, mas é o que irá te destacar nos processos seletivos e contribuir para que você tenha um bom currículo com objetivo profissional de atendente. É interessante fazer para garantir a atenção dos recrutadores.Não precisa se preocupar em gastar dinheiro com isso, pois hoje em dia, existem muitos portais que oferecem cursos online gratuitos, como a plataforma do Ginead , Prime Cursos, ou a Udemy. 3. Monte o seu currículo de atendente: crie um currículo em DOC ou PDF com objetivo profissional de atendente para levar os recrutadores quando for fazer entrevistas. E não se esqueça de também criar o seu currículo online na Catho, pois a maioria dos processos seletivos atualmente ocorrem em canais digitais. Se você tem dúvidas e precisa de ajuda para montar o seu currículo, não se preocupe, separamos algumas dicas logo abaixo 4. Busque por vagas de atendente: Com os estudos em dia e currículo feito, chegou a hora de encontrar suas oportunidades! Entre no site da Catho e faça uma busca pelas vagas de atendente em sua região. Agora é só enviar o seu currículo e aguardar o contato dos recrutadores!

Modelo de currículo para candidatos à vagas de atendente

Para se destacar no mercado de trabalho, ter um bom currículo é fundamental! E para te ajudar, separamos algumas dicas de currículo para atendente:

  1. Objetivo Profissional: Coloque esta seção no início do seu currículo, inserindo apenas o cargo que você busca. Neste caso, ficaria “atendente”.
  2. Resumo Profissional: Em não mais que 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação e experiências profissionais.
  3. Formação Acadêmica: Inclua as informações sobre a sua graduação em (nome da instituição, data de início e data de conclusão). Não é preciso inserir dados sobre o seu ensino médio nesta seção.
  4. Cursos Complementares: Inclua as informações sobre o curso de atendimento que você realizou e caso possua outros, insira-os aqui também.
  5. Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências que você possui. Detalhe as atividades desempenhadas para que o recrutador possa analisar a sua capacidade e tente ao máximo, enfatizar atividades que você fazia que envolviam atendimento ao público ou trabalho em equipe, para que o recrutador consiga avaliar suas habilidades de comunicação.

Caso ainda esteja com dúvidas sobre a elaboração do seu currículo, separamos estes artigos para te auxiliar:

E depois que ele estiver pronto, você pode se candidatar para as vagas de Atendente aqui na Catho!

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