Saiba como está o mercado de trabalho na área de saúde

Saiba como está o mercado de trabalho na área de saúde

Dentre tantas esferas de atuação no mercado de trabalho, a área de saúde é uma das mais conhecidas pelas suas variadas opções de especializações disponíveis.

Sendo uma área dedicada ao estudo do ser humano e seu bem-estar, quem trabalha com saúde estuda sobre o corpo humano e suas peculiaridades em diferentes âmbitos e profissões específicas, com o máximo de empenho.

Alguns dos motivos que fazem a área de saúde ter tanta demanda, especialmente no momento em que estamos vivendo, são problemas como doenças crônicas, o dia a dia de trabalho muitas vezes estressante vivido por muitas pessoas em nossa sociedade e a falta de cuidado das pessoas com a alimentação e exercícios físicos.

Tudo isso aliado ao aumento da expectativa de vida faz com que existam mais necessidades por esse profissional.

Perfil profissional

Quem decide ingressar nessa área tem um perfil específico: deve gostar de estudar e se empenhar para manter esse compromisso após o término da graduação, já que em muitos cursos é preciso fazer uma especialização.

Como a pressão vinda pelas pessoas nesse ambiente de trabalho é muito grande, para atuar em saúde deve-se também ter empatia, equilíbrio emocional, disposição para trabalhar em ambientes estressantes e facilidade na comunicação interpessoal.

Existem muitas carreiras possíveis para quem ingressa na área de saúde. Algumas das mais conhecidas são: medicina, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição, biomedicina e fonoaudiologia.

Vale lembrar que dentro de cada uma delas existem diversas oportunidades de especialização que garantem ao profissional a possibilidade de serem ainda mais específicos em seus conhecimentos na área de atuação.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Especializações

Também é essencial que esse profissional procure se atualizar constantemente, já que novas descobertas são feitas diariamente.

O mercado de trabalho para área de saúde tem observado um crescimento considerável, especialmente voltado para os idosos. As profissões afastadas de centros de trabalhos mais tradicionais como hospitais e clínicas também dão lugar aos cuidados em domicílio.

As chamadas doenças do século, entre elas a depressão e a ansiedade, também abrem novos campos de atuação, assim como os novos cuidados das pessoas em relação à qualidade de vida e o bem-estar.

Algumas das profissões mais em alta no mercado da área de saúde hoje em dia são:

  • Gerontólogo, por causa de sua dedicação e cuidado especial com os idosos;
  • Profissional de educação física, como pode ser visto pelo crescimento e busca por uma vida mais saudável;
  • Biomédico através da busca por pesquisa e diagnóstico para doenças das mais diversas
  • Enfermeiros, que além de ter grande demanda de trabalho em hospitais do governo agora também têm obtido crescimento no setor de Home Care (cuidado em domicílio).

Outro fator que faz a área de saúde ter bastante procura por estudantes é o salário. Algumas das profissões que pagam melhor na área de saúde são: medicina, odontologia, veterinária, farmácia e enfermagem.

Inclusive, os cursos de medicina e odontologia são as melhores carreiras a se seguir no Brasil tendo em vista o retorno financeiro. Segundo o Ipea, a área médica também é a que apresenta a menor taxa de desemprego em todo o país.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile