Saiba o que estuda quem faz Biomedicina

atestado médico

A área de ciências biomédicas é ideal para quem tem um forte senso investigativo. O profissional pode trabalhar com criminologia, análises clínicas ou em centros de pesquisa descobrindo novos medicamentos e agentes patogênicos. Porém, o que se estuda em Biomedicina?

O assunto do post de hoje tratará justamente desse tema. Então, se você tem interesse na graduação fique atento que esta é a sua chance de descobrir mais sobre ela. Vamos conferir?

O que se estuda em Biomedicina: os conhecimentos do biomédico

O biomédico precisa ter um conhecimento aprofundado na área de biologia, de modo a conseguir identificar vírus, bactérias e todos os problemas fisiológicos que podem ocasionar doenças. Sendo assim, ele precisa entender de anatomia, química, microbiologia, entre outros aspectos.

No cotidiano, o profissional trabalha de maneira mais técnica. Ele pode lidar com sangue e tecidos humanos para a descoberta de enfermidades ou para desvendar a cena de um crime. Também pode se dedicar à pesquisa de vacinas e medicamentos em indústrias e hospitais.

Assuntos como biologia molecular e saúde pública também são conhecimentos necessários em Biomedicina. Isso porque o biomédico pode trabalhar na área de alimentos, seja identificando contaminações ou fazendo um controle sanitário dos produtos.

O que se estuda em Biomedicina: disciplinas abordadas no curso

Agora você já sabe os principais conhecimentos que o profissional de Biomedicina precisa ter para atuar no mercado de trabalho, porém para adquirir esse aprendizado é necessário fazer um curso de graduação.

O programa de ensino superior tem duração média de quatro anos e durante esse tempo o aluno tem contato com muitas disciplinas práticas. Para se formar é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso e ainda cumprir várias horas de estágio.

Confira a seguir algumas das matérias que mais são trabalhadas em Biomedicina:

  • Anatomia: estuda a morfologia dos órgãos que constituem os seres vivos, humanos ou animais;
  • Bioquímica: trabalha com as macromoléculas, suas estruturas e reações;
  • Parasitologia: estuda o ciclo evolutivo dos parasitas, a transmissão e relação com o hospedeiro;
  • Estatística: aborda cálculos de aproximação para analisar dados;
  • Imunologia: estuda as populações bacterianas e virulentas, bem como as células e os órgãos do corpo envolvidos nos processos de imunização;
  • Biossegurança: trata da prevenção de acidentes em laboratórios e hospitais;
  • Embriologia: estuda as primeiras fases do desenvolvimento humano e as membranas fetais;
  • Genética: trabalha com bases moleculares, interações genéticas e evolução;
  • Farmacologia: estuda a composição, classificação e aplicação de medicamentos;
  • Matemática: o conteúdo concentra-se em funções e gráficos, servindo de base para outros estudos de análise numérica.

O que se estuda em Biomedicina são conteúdos ideais para quem é fã de biologia. Afinal, a cada semestre os assuntos vão sendo aprofundados nessa área. Há também algumas disciplinas de matemática, mas os cálculos não são complexos, então não precisa entrar em desespero!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile