Uma visão ampla da comunicação como instrumento gerencial para engajar equipes e posicionar ideias e projetos no ambiente corporativo.

Informações sobre o curso:

  • Tipo de curso: Extensão
  • Carga horária: 30 horas
  • Duração: 8 Semanas
  • Materiais do curso: Conteúdo disponibilizado online.
  • Recursos Necessários: Sem Pré-requisitos
  • Data de inicio do curso: Inscrições Abertas
  • Qualificação: Certificado pela Instituição
  • Método de ensino : Online
  • Pré-requisitos : Sem Pré-requisitos
  • Instituição de ensino: IBMEC ONLINE
  • Avaliação : .
  • Apoio ao aluno : .

Módulos

  • Módulo Carga horária
  • 1 1 horas

Apresentação

A presente disciplina contemplará conteúdos como oratória, argumentação, fundamentos de comunicação, técnicas de apresentação e estilos de linguagem para profissionais em ambientes organizacionais competitivos e apresentará uma visão ampla da comunicação como instrumento gerencial para engajar equipes e posicionar ideias e projetos no ambiente corporativo.

Tópicos Abordados

- Oratória – conceitos introdutórios.
- Orador – perfil e ferramentas de trabalho.
- Argumentações e apresentações – planejamento e roteirização.
- Apresentação – técnicas.

Objetivos

- Fundamentar o processo de conhecimento sobre comunicação;
- Explicar as diferenças entre argumentar e negociar;
- Apresentar as características de um bom comunicador;
- Estruturar um texto argumentativo;
- Selecionar e estruturar os conteúdos de sua fala: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Definir o que é indispensável, importante e útil;
- Pensar a forma em função do conteúdo, do público-alvo e do contexto;
- Argumentar em situações de conflito de forma mais adequada;
- Avaliar as questões relativas à dinâmica de sua apresentação e ao papel do orador na construção do significado do discurso;
- Determinar o papel da dimensão estética no processo comunicativo de sua apresentação;
- Discutir as estratégias de avaliação e melhoria continua de suas apresentações, enquanto comunicações empresariais.

Ao final da disciplina o aluno será capaz:

- Analisar o contexto de fala no qual irá se envolver (perfil das pessoas, histórico do tema, tempo, recursos, objetivos e estratégias);
- Estruturar argumentações para defender seus projetos e propostas;
- Roteirizar e desenvolver uma apresentação (oral ou escrita);
- Compreender o ambiente corporativo e se preparar para apresentar suas ideias no ambiente corporativo.

Programa

Módulo 1: Oratória – conceitos introdutórios
Unidade 1 – A comunicação interpessoal como base comunicacional da apresentação
Unidade 2 – Argumentação versus Negociação
Unidade 3 – Perfil do bom orador e suas ferramentas de trabalho

Módulo 2: Planejamento e Roteirização de Argumentações e Apresentações
Unidade 1 – Seleção e estruturação de conteúdos
Unidade 2 – Concisão e objetividade
Unidade 3 – Forma versus conteúdo
Unidade 4 – Objeções e conflito

Módulo 3: Técnicas de Apresentação
Unidade 1 – Presença de palco versus medo de se apresentar
Unidade 2 – Design
Unidade 3 – Métodos de avaliação de uma apresentação

Pessoas que se interessaram por este curso também viram: